quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Agora são elas: Solange Félix e Jesus tomam posse em Juru

PRIMEIRA MULHER SE ELEGE PREFEITA DE JURU, NO SERTÃO DA PARAÍBA, E TOMARÁ POSSE COM OUTRA NO CARGO DE VICE 

Logo mais, a partir de zero hora desta quinta-feira, 31 de dezembro de 2020, um fato histórico marcará definitivamente a história política de Juru, no Sertão da Paraíba, quando uma mulher tomará posse no cargo de chefe do poder executivo para governar o município durante os próximos quatro anos. Trata-se da vereadora Solange Maria Félix Barbosa, de 51 anos de idade, primeira mulher que se elegeu prefeita de Juru.

Município emancipado politicamente em 1961, Juru teve como primeiro mandatário o senhor Manoel Carneiro da Silva (Manoel Severo), nomeado prefeito por ato do governador do Estado da Paraíba, Pedro Moreno Gondim, datado de 22 de dezembro de 1962. Desde então, até hoje, os demais gestores sempre foram homens.

Filha da dona de casa Luzia Félix e do conhecido relojoeiro juruense José Belarmino, a prefeita eleita ainda muito jovem se casou com o agricultor Sipriano Barbosa Ramos e é mãe de três filhos (Isac, Daniela e a jovem Denise, que foi eleita vereadora no último pleito).

Sindicalista rural, Solange foi vitoriosa pelo partido Cidadania nas eleições municipais de 15 de novembro, com votação superior aos sufrágios obtidos pelos seus quatro adversários juntos. Para alcançar esse êxito, ela contou com o apoio do atual prefeito, Luis Galvão da Silva, que governou Juru durante dois mandatos consecutivos (1913-1916 e 1917-1920).

Após exercer o mandato de vereadora por três vezes, tendo inclusive presidido o Poder Legislativo municipal, a partir da primeira hora desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, Solange assume a responsabilidade de dar continuidade a bem avaliada administração do seu antecessor, que teve 85% de aprovação popular no fim do seu governo e deixou obras importantes para Juru e os juruenses.

Juntamente com a vice-prefeita eleita, Maria de Jesus Alves de Lima, e os vereadores eleitos e reeleitos, a futura chefe do executivo juruense tomará posse em cerimônia que será realizada na Câmara Municipal, obedecendo as orientações das autoridades sanitárias no sentido de evitar o contágio da Covid-19 e proteger a saúde da população.

Somente após Solange tomar posse no cargo de prefeita serão conhecidos os nomes que comporão o seu secretariado, uma vez que apenas o atual gestor e a primeira dama Maria das Dores Laureano Galvão (Dorinha) foram convidados e deverão ser confirmados na futura equipe.

Não será surpresa, no entanto, se a futura vereadora Denise Félix for convocada para assumir um cargo na gestão da sua genitora e assim abrir espaço para o primeiro suplente ocupar o cargo no legislativo municipal.

Aguardemos, pois! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário