domingo, 15 de novembro de 2020

Votação para a escolha de vereadores e prefeitos

PLEITOS MUNICIPAIS: ‘Tentativa de ataque foi neutralizada pelo TSE e operadoras’, diz Barroso – VEJA VÍDEO

A votação para a escolha de vereadores e prefeitos no primeiro turno das eleições municipais neste domingo (15) ocorreu sem grandes problemas na maior parte do Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entanto, muitos eleitores relataram dificuldades para conseguir justificar o voto através do aplicativo e-Título.

Segundo o TSE, o problema ocorreu devido ao grande número de usuários. A orientação do tribunal era que o eleitor tentasse acessar o aplicativo mais tarde, caso encontrasse alguma dificuldade. Saiba o passo a passo para justificar pelo celular.

Ainda segundo o último boletim divulgado pelo TSE, até as 12 horas deste domingo foram registradas 923 substituições de urnas eletrônicas, o que representa apenas 0,20% do total, de mais de 400 mil. O destaque é o estado de São Paulo, que precisou de 160 trocas.

Sobre crimes eleitorais, foram contabilizadas 96 ocorrências, sendo que 29 resultaram em prisão. Segundo o TSE, 13 dos presos são candidatos nesta eleição.

O estado com mais prisões envolvendo postulantes a cargos públicos foi Minas Gerais, onde uma pessoa foi presa por utilização irregular de aparelho de som e outras cinco por divulgação de propaganda.

O estado também lidera o número de prisões entre os não candidatos: foram sete, das quais quatro envolveram a realização de boca de urna e três se deram por outros motivos não especificados pelo TSE.

Ao todo, 147.918.483 eleitores estavam aptos para escolher vereadores, prefeito – e vice-prefeito – de 5.567 municípios. Tradicionalmente realizada no primeiro domingo de outubro, a votação foi adiada em função da pandemia do novo coronavírus.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário