segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Risco de ajuntamentos em residências de familiares no período de Natal

Natal em família? Pessoas "devem fazer seu próprio cálculo do risco", diz cientista britânico nesta segunda-feira

Governo britânico prometeu aliviar medidas para facilitar reuniões familiares, mas especialista apela à moderação no número de agregados familiares na mesma casa


Natal em família? Pessoas "devem fazer cálculo do risco", diz cientista

O professor Neil Ferguson, ex-membro do comitê de aconselhamento científico para emergências (Sage), afirmou, em entrevista à BBC Radio 5 Live, que "a opção mais segura" seria permitir na mesma casa moradores de apenas até três lares diferentes.

A adoção deste sistema, indicou, permitiria "algum decréscimo no risco" de transmissão, causando talvez entre 20 a 25% de aumento de novos casos, um impacto muito menor do que se as pessoas optarem por se encontrar sem restrições algumas, onde "Todos podem encontrar outros".

Ainda assim, o cientista apelou às pessoas para que calculem o risco das suas situações específicas - se, por exemplo, vão a casa de alguém onde está uma pessoa mais velha ou mais vulnerável, optando antes por não o fazer.

Recorde-se que, este domingo, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, indicou que vai aliviar as medidas restritivas de combate à pandemia no Natal para facilitar as reuniões familiares. Trata-se de um esforço para que as pessoas possam "ver os seus entes queridos no Natal", mas deixando claro que "esta não será uma época festiva normal".

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário