O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou explicitamente em seu perfil no Twitter apoio a 8 candidatos a prefeito nas capitais brasileiras nas eleições previstas para 15 de novembro. Já o atual presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) sinalizou apoio a outros três postulantes. Nenhum deles, entretanto, lidera as últimas pesquisas de intenção de votos realizadas em capitais. O site “Poder360” compilou os números mais recentes e constatou cenário de pouca influência dos “condestáveis” políticos nacionais nas eleições municipais de redutos importantes.

Em São Paulo, a capital mais rica e populosa do país, Celso Russomano, do Republicanos, recebeu apoio de Bolsonaro e vem perdendo popularidade. De acordo com os últimos levantamentos, há queda nas intenções de votos do candidato, que agora aparece numericamente atrás de Bruno Covas, atual prefeito, que disputa a reeleição pelo PSDB. Enquanto isso, Jilmar Tatto, apoiado por Lula, tem 4%. Dentro da margem de erro, o candidato petista pode estar na terceira ou até mesmo na última posição. No Rio de Janeiro, o primeiro colocado nas pesquisas não recebeu apoio nem de Lula nem de Bolsonaro. Eduardo Paes, do DEM, conta com 28%, segundo o último estudo divulgado pelo Datafolha.

O atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, do Republicanos, é apoiado pelo presidente Bolsonaro. Ele tenta ir ao segundo turno mas aparece empatado tecnicamente com Martha Rocha, do PDT, e Benedita da Silva, do PT, candidata de Lula. Em Belo Horizonte, Nilmário Miranda, do PT, é o candidato apoiado por Lula, enquanto Bolsonaro apoia Bruno Engler, do PRTB. Ambos os políticos patinam com 2% e 3% das intenções de voto, respectivamente. O primeiro colocado, Alexandre Kalil, do PSD, tem 60% das preferências. Em Recife, o ex-presidente Lula demonstra apoio a Marília Arraes, do PT, que tenta ir ao segundo turno, mas está em situação de empate com Delegada Patrícia, do Podemos, e Mendonça Filho, do DEM.

O PT tem em Fortaleza, capital do Ceará, uma de suas mais bem colocadas candidatas: Luzianne Lins. Ela tem o apoio do ex-presidente Lula e no atual cenário pode, dentro da margem de erro das pesquisas, chegar ao segundo turno com o Capitão Wagner, do Pros. Luzianne Lins já foi prefeita da capital cearense. Em Salvador, a candidata apoiada por Lula é a Major Denice, filiada ao PT. No entanto, as pesquisas indicam que Bruno Reis, do DEM, apoiado por ACM Neto, atual prefeito da cidade, poderá vitoriar em primeiro turno. Em Aracaju, Sergipe, o candidato apoiado por Lula é Márcio Macêdo (PT), com apenas 6% das intenções de voto. Em Natal, Rio Grande do Norte, Lula demonstrou apoio ao atual senador Jean Paul Prates, do PT. O candidato tem 2% das intenções de voto, segundo o último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.

Os Guedes