Nonato Guedes

Na primeira pesquisa do Ibope para a TV Cabo Branco, divulgada ontem, 05, sobre intenções de voto para as eleições a prefeito de João Pessoa, o radialista Nilvan Ferreira, candidato do MDB, que concorre pela primeira vez a um mandato político, surpreendeu os analistas pela performance, com 15% das menções. Ele é o segundo num grupo de quatro postulantes que foram considerados tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, conforme a metodologia do instituto. À frente numericamente nesse grupo aparece o ex-prefeito Cícero Lucena (PP), com 18%, vindo o também ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) em terceiro, com 12% e o deputado Walbber Virgolino, do Patriota, com 10% das intenções de voto. Foram entrevistados 602 eleitores da capital, entre os dias 3 e 4 deste mês.

Os candidatos Ricardo Coutinho e Cícero Lucena são os mais rejeitados entre os 14 postulantes à prefeitura da Capital. Os dois aparecem com 43% e 30% respectivamente. A lista dos postulantes com maior rejeição traz ainda Ruy Carneiro, do PSDB, com 18%, Nilvan Ferreira com 16% e Wallber Virgolino com 13%. Ricardo Coutinho governou João Pessoa por duas vezes, tendo sido eleito em 2004 e reeleito em 2008, desincompatibilizando-se em 2010 para concorrer ao governo do Estado. Elegeu-se por duas vezes ao governo, tendo encerrado o último mandato em dezembro de 2018. Cícero Lucena também foi eleito duas vezes – em 1996 e 2000, concorrendo pelo PMDB, do qual se desfiliou para ingressar no PSDB. Exerceu o governo do Estado por dez meses em 1994 quando Ronaldo Cunha Lima renunciou para disputar uma cadeira no Senado. Cícero Lucena foi, também, secretário de Políticas Regionais, com status de ministro, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), secretário de Estado no governo Cássio Cunha Lima e senador.

Nilvan Ferreira, que até recentemente foi âncora do programa “Correio Debate” na rádio 98 FM do Sistema Correio de Comunicação, tem origens humildes e é natural da cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão. Ele atuou, também, na TV Correio, afiliada da Record na Paraíba. Seu vice é um militar e ele tem afinidades com a direita e com o governo do presidente Jair Bolsonaro. Entre os que pontuaram na primeira pesquisa do Ibope, divulgada ontem à noite, Ruy Carneiro, do PSDB, obteve 7% das preferências e Edilma Freire, do PV, 5%, enquanto Raoni Mendes, do Democratas teve 2% e Anísio Maia, do PT, e João Almeida, do Solidariedade, cravaram 1%, cada um. O páreo em João Pessoa, este ano, bateu recorde, com 14 candidatos (o deputado estadual Eduardo Carneiro, do PRTB, partido do vice-presidente da República Hamilton Mourão, desistiu de concorrer). A candidata Rama Dantas, do PSTU, não foi citada por nenhum dos entrevistados, enquanto Camilo Duarte, do PCO, Pabblo Honorato (PSOL) e Rafael Freire (UP) foram citados mas não conseguiram atingir 1% de respostas, cada.

A candidata Edilma Freire, do PV, é apoiada pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, que está concluindo o segundo período e nunca disputou mandato eletivo, tendo sido, até pouco tempo, secretária de Educação do município, onde garante ter implantado uma “revolução”. Ela lidera chapa 100% feminina, como gosta de apregoar, referindo-se à sua vice, a arquiteta e urbanista Mariana Feliciano, filha da vice-governadora Lígia Feliciano e do deputado federal Damião Feliciano, presidente estadual do PDT. Dos eleitores entrevistados pelo Ibope, 20% se mostraram propensos a votar em branco ou anular o voto. Os indecisos totalizam 8%. Na pesquisa espontânea, igualmente realizada pelo Ibope para a TV Cabo Branco, o candidato Cícero Lucena também aparece numericamente na frente, com 12%, seguido por Nilvan Ferreira com 9% e por Ricardo Coutinho e Walbber Virgolino, ambos com 6%. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 deste mês. O nível de confiança utilizado na amostragem é de 95% e houve o devido registro dos resultados no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, com detalhamento de informações e de métodos de variação sobre tradução dos números.

Lançado pelo senador José Maranhão, presidente do diretório regional do MDB, como candidato próprio, após ter se filiado à agremiação, o comunicador Nilvan Ferreira protagonizou o primeiro episódio de repercussão na campanha eleitoral deste ano em João Pessoa e na Paraíba ao denunciar que foi vítima de intimidação durante evento de adesivagem e panfletagem na orla marítima de João Pessoa. Ele disse que foi ameaçado de morte por um homem que portava uma arma, dentro de um veículo, por ocasião da manifestação e que só não houve maiores consequências devido à intervenção de simpatizantes da sua candidatura, que puseram o agressor em fuga. O candidato do MDB prestou queixa em pleno domingo e as investigações ainda não tiveram conclusão por parte das autoridades policiais.

Os Guedes