terça-feira, 13 de outubro de 2020

Em Juru, trabalhadores da área cultural receberão 'Prêmio Zé Deinha'

PREFEITURA DE JURU LANÇA EDITAIS DA LEI ALDIR BLANC COM PRÊMIO EM HOMENAGEM AO SANFONEIRO ZÉ DEINHA

A Prefeitura de Juru, no Sertão da Paraíba, através da Secretaria Municipal de Cultura, lançou um conjunto de editais destinados aos trabalhadores da área cultural que poderão se inscrever para ter acesso aos benefícios previstos na Lei Aldir Blanc, regulamentada pelo Governo Federal por meio do Decreto 10.464, publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 18 de agosto de 2020.

No total, R$ 82.000,00 (oitenta e dois mil reais) serão investidos no município, abrangendo a abertura de editais para produção cultural, pelos quais os artistas concorrerão a prêmios e financiamentos e terão que dar contrapartida com sua produção. As inscrições permanecerão abertas até o dia 17 de outubro e estão sendo feitas através do endereço eletrônico www.juru.pb.gov.br ou na sede da prefeitura. 

Os artistas interessados em se inscrever deverão preencher declaração que enquadra a atividade artística que exerce para ter direito ao benefício, que deverá contemplar ao menos 100 beneficiados. Parte da verba da lei será usada na contratação de artistas e grupos, que farão apresentações online seguindo a prática adotada durante o isolamento social, e outro montante dos recursos financiará premiação a artistas, por reconhecimento do seu trabalho e contribuição à cultura, quer sejam grupos, músicos, artesãos, fazedores de cultura, arte visual, artes cênicas, etc.   

"Essas ações da Lei Aldir Blanc são de extrema importância para o segmento da cultura no município de Juru, cujos editais estão disponíveis para que os nossos artistas e grupos possam pensar e desenvolver projetos para acessar os recursos dessa lei tão importante nesse momento de pandemia, e possam movimentar a nossa economia". afirmou o prefeito Luis Galvão.  

Sanfoneiro juruense José Nildo de Sousa (Zé Deinha), o homenageado pelo edital da Lei Aldir Blanc, com a sanfona de 12 baixos que ganhou do pai quando criança

Um dos editais lançados pela Prefeitura de Juru tem como homenageado o saudoso sanfoneiro José Nildo de Sousa, popularmente conhecido por 'Zé Deinha'. O músico juruense iniciou sua carreira ainda criança, quando ganhou do seu pai uma sanfona de 12 baixos, tendo se mudado para São Paulo ainda muito jovem. 

Na capital paulista, Zé Deinha participou de programas na Rádio Atual, emissora onde na época desfrutava de muito prestígio e apresentou outros sanfoneiros da região Nordeste.

Depois de 34 anos morando em São Paulo, com cinco filhos e já separado, Zé Deinha deixa tudo para traz e retorna para sua terra natal, tendo passado a residir em uma chácara localizada na periferia da cidade que foi doada a ele por um irmão. Em Juru, convivendo com os seus conterrâneos, ele dizia que vivia feliz, até ser surpreendido por um infarto aos 73 anos de idade, em 19 de janeiro  de 2020.

O 'Prêmio Zé Deinha' irá contemplar trios de forró pé de serra que foram inscritos no mapeamento cultural do município, motivo de felicidade do secretário José Carlos que destacou o merecimento da homenagem pela irreverência e alegria que o sanfoneiro representava.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário