domingo, 2 de agosto de 2020

Sedentarismo

Fator financeiro influenciou no descontrole alimentar das famílias durante a pandemia, alerta especialista

Publicado por: Adriany Santos
WhatsApp Image 2020 07 31 at 17.38.10 - ESPECIALISTA ALERTA: Fator financeiro influenciou no descontrole alimentar das famílias durante a pandemia
O período do isolamento social durante a pandemia da Covid-19 trouxe algumas consequências não tão boas para a saúde das pessoas, dentre elas a mudança na alimentação e também a inatividade física, melhor dizendo o sedentarismo.
De acordo com a nutricionista, Stefany Oliveira, o sedentarismo em si, já é um dos fatores de predisposição para patologias, e com as academias fechadas a prática de atividade física ficou ainda menos frequente. O sedentarismo associado a uma alimentação não balanceada tem ocasionado o aumento de peso para muitas pessoas.
Um levantamento feito por um grupo de pesquisadores das áreas de endocrinologia, psicologia e patologia apontou que seis em cada dez brasileiros conseguiram manter o peso, mesmo com o aumento, de um modo geral, do consumo de pães e massas no período.
O levantamento foi feito por meio de um questionário online, que foi respondido por 1.470 pessoas e levou em consideração o Índice de Massa Corporal (IMC), tempo de isolamento e alimentação durante a quarentena. Ele também apontou que hábitos como prática de atividades físicas e consumo de álcool tiveram impacto na variação de peso da população.
O aumento de peso involuntário, quando não orientado e acompanhado, torna o indivíduo mais suscetível ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como Hipertensão Arterial, Obesidade, Diabetes Melittus, doenças cardiovasculares, Câncer, fatores de risco para as complicações do coronavírus. As pessoas tendem a compensar ainda mais com comida, gerando um ciclo vicioso que é difícil de quebrar.
Um dos fatores que também tem influenciado no descontrole alimentar, é a saúde financeira das famílias. ” Outra consequência da pandemia foi o impacto nas finanças de muitas famílias, aspecto que também tem influenciado nas escolhas e compras dos alimentos. Muitas pessoas reduziram seus ganhos durante a pandemia, e consequentemente, a compra de itens como frutas verduras e legumes que são essenciais para uma alimentação equilibrada, porém, tem um custo elevado.”, disse Stefany.
WhatsApp Image 2020 08 01 at 17.00.35 - ESPECIALISTA ALERTA: Fator financeiro influenciou no descontrole alimentar das famílias durante a pandemia
Stfany Kelly Martins de Oliveira, Nutricionista, Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Funcional - (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo Stefany, foi constatado um aumento no valor de alimentos básicos, tornando menor o poder de compra dos brasileiros. Em contrapartida, o valor dos embutidos (salsichas, mortadela, linguiças, empanados, etc), se manteve estável, tornando-se opções mais baratas e atrativas. Vale ressaltar que tanto os alimentos industrializados embutidos quanto os embalados (a exemplo: biscoitos, salgadinhos, pipocas, chocolates) são cheios de corantes, conservantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde, portanto, não são boas opções.
“Entre os jovens, por exemplo, a falta de opção para sair, de incentivo à outras atividades como leitura, desenho, elaboração de receitas, como também a permanência por muio tempo sentado, assistindo TV, tem propiciado situações para a ingestão de alimentos industrializados. Se não têm o hábito de comer algo saudável, irão preferir este tipo de alimento. Se não há controle na frequência e quantidade a ser consumida, observaremos com o passar do tempo, ganho de peso, aparecimento de sinais e sintomas negativos como estrias, acnes, celulites e possivelmente doenças associadas ao excesso de peso.”, afirmou, a nutricionista.
Stefany acrescenta que as defesas do organismo são influenciadas por diversos fatores, dentre eles a alimentação e que a ingestão de boas fontes alimentares como frutas, legumes, verduras, alimentos ricos em fibras, oleaginosas e fontes lácteas, estarão auxiliando e reforçando a imunidade do nosso corpo. Salientando que o tipo de alimento varia de acordo com a individualidade e tolerância de cada pessoa. Sem esquecer a importância da hidratação diária.
“É importante controlar o peso para evitar consequências, contudo, é essencial buscar profissionais da saúde que possam te orientar e acompanhar durante este processo.”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário