EM PLENA PANDEMIA, JOVENS CAUSAM AGLOMERAÇÃO EM JURU DURANTE ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS
Ainda repercute em toda a região, o evento realizado na zona rural de Juru, no Sertão da Paraíba, no último domingo, 16 de agosto, em que uma grande quantidade de motociclistas se reuniu para práticas esportivas em plena pandemia do novo coronavírus.
O encontro aconteceu no sítio Feijão, acerca de três quilômetros da sede do município, e reuniu participantes de várias cidades, inclusive do vizinho estado de Pernambuco.
Em imagens que circularam na internet, é possível ver diversos jovens dançando ao som de veículos, ingerindo bebidas alcoólicas e fazendo deboche da doença. Sem usarem máscara e sem se importarem com o distanciamento social eles se comportam como se o vírus não existisse e também não houvesse um perigo real de contágio.
Apesar do município de Juru já ter alcançado a marca de 127 casos confirmados de Covid-19, apenas dois a menos que Tavares onde acontece o maior índice de casos na região de Princesa Isabel, de acordo com os boletins epidemiológicos emitidos pelas prefeituras das duas cidades, infelizmente muitos seguem desprezando os números assustadores que diariamente se vê mundo afora através das redes sociais e dos principais noticiários de TV, ignorando os riscos de contaminação e as 1.054 vidas perdidas somente nas 24 horas no Brasil, enquanto o total de mortos no mundo ultrapassa 800 mil.
O flagrante desrespeito às medidas sanitárias de segurança que se viu no último domingo em total descumprimento ao decreto municipal emitido de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e normas do Ministério Público, que proíbe aglomerações, causou indignação a muita gente e aconteceu exatamente quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte sobre o avanço da doença, com possibilidade inclusive de uma segunda onda de infecções em vários países no mundo onde houve quarentena rigorosa.
Numa semana em que muito se falou na vacina contra a Covid-19, a expectativa é que a pandemia possa acabar em menos de dois anos ainda, ressaltou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em coletiva de imprensa desta sexta-feira, 21, acrescentando que, por agora, o combate à propagação do novo coronavírus que causa a Covid-19 tem de ser feito com outras ferramentas, como o distanciamento físico, a higienização das mãos e o uso de máscaras, e com "ajustes à vida diária".
É inadmissível, portanto, que Juru siga na contramão dessas recomendações, com pessoas se comportando como se em suas casas não tivessem pessoas idosas e portadoras de doenças preexistentes, pertencentes portanto a grupos de riscos e mais suscetíveis ao contágio, sem também desconsiderar que a maior parte da transmissão é agora entre jovens, e cerca de três quartos dos testes positivos são em pacientes que não apresentam sintomas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário