quarta-feira, 1 de abril de 2020

Ex-deputado federal que teve quase dois mil votos em Juru em 1990, sofre AVC

Advogado Ivan Burity, sobrinho do ex-governador Tarcísio Burity, passa mal durante caminhada nesta terça-feira e desmaia no asfalto, em João Pessoa 


O ex-deputado federal Ivan Burity, de 58 anos, ex-secretário executivo do Turismo da Paraíba no governo de Ricardo Coutinho (PSB), sofreu um acidente Vascular Cerebral (AVC) quando caminhava na manhã desta terça-feira (31) pela ladeira de acesso ao Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. 
Ivan caiu e foi socorrido por outros caminhantes que observaram que ele apresentava um lado do corpo sem movimentos e tinha a boca torta, como se tivesse sofrido um AVC.
De acordo com o Blog do Tião Lucena, até o momento destas fotografias Ivan permanecia sentado, após ter sido levantado e afastado da pista por onde passam carros.
Ainda segundo o blog do renomado jornalista de Princesa Isabel, o ex-deputado federal, apesar de jovem, foi envolvido ultimamente num turbilhão de acontecimentos que, certamente, mexeram com o seu emocional.
Filho do coronel do Exército Severino Talião de Almeida e sobrinho do ex-governador Tarcísio de Miranda Burity, o então professor da rede estadual de ensino, Ivan Burity, bacharelou-se em direito no final de 1987 e, dois anos mais tarde, foi nomeado procurador do estado quando o tio governava a Paraíba pela segunda vez. 
Ainda no segundo governo de Tarcísio Burity, Ivan foi nomeado diretor-presidente da Empresa paraibana de Turismo (ParaibaTur), função que desempenharia até 1990, tendo implantado durante sua gestão o projeto turístico Costa do Sol, em João Pessoa. 
Sua carreira política iniciou-se em 1989, quando filiou-se ao PRN (atual PTC), tendo sido um dos fundadores do partido na Paraíba e vice-presidente do diretório regional. 
Em 1990, Ivan Burity foi eleito deputado federal, com 44.466 votos. Naquela eleição, apoiado pelos vereadores Geraldo Luiz, Josemilton, Gel Braz, Nequinho Simôa, Zezito Monteiro e Assis Ramos, o então candidato à Câmara dos Deputados teve quase dois mil votos em Juru, no Sertão da Paraíba, quando fazia 'dobradinha' política com o princesense Antônio Nominando Diniz Filho (Totonho), atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que na época disputava o cargo de deputado estadual.
Na votação do impeachment do presidente da República Fernando Collor de Mello, Ivan Burity foi o único deputado paraibano que votou contra a abertura do processo (outros 5 faltaram e 6 votaram a favor). 
Em 1994, Ivan decidiu não disputar a reeleição e, desde então, passou a exercer cargos administrativos. O último foi o de Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico no governo de João Azevêdo (ex PSB, atualmente filiado ao partido Cidadania). Ele foi exonerado após ser preso por envolvimento na Operação Calvário, que investiga um esquema criminoso que desviou recursos públicos destinados à área de saúde do estado da Paraíba. 
O advogado Ivan Burity foi solto após fazer acordo de delação premiada e apontar o ex-governador Ricardo Coutinho - que também foi preso - como um dos principais integrantes da organização criminosa. 
Blog JURU EM DESTAQUE com Blog do Tião Lucena - Fotos: Blog do Tião Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário