Produtos orgânicos livres de agrotóxicos e com Selo de Certificação Orgânica atestado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na Paraíba existem atualmente mais de 663 produtores que trabalham com produtos orgânicos no Estado e têm o trabalho incentivado pela Comissão de Produção Orgânica do Estado da Paraíba (CPOrg/PB). Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado conta com 1.883 locais que utilizam processo de produção 100% sustentável, o que torna o estado da Paraíba como o terceiro Estado do Nordeste em números de estabelecimentos com produção orgânica.
Porém esses números significam que há estabelecimentos na Paraíba que produzem e comercializam produtos orgânicos sem possuir as devidas certificações. “Eles até podem, de fato, trabalhar com a agricultura orgânica, mas não são reconhecidos como produtores orgânicos”, disse a bióloga Sandra Vidal, membro da Comissão de Orgânicos da Paraíba (CPOrg –PB). Recentemente houve uma reunião dos agricultores com coma comissão na , no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Lagoa Seca, para traçar estratégias e planejar as ações do ano. A CPOrg reúne-se regularmente e tem várias atribuições, como coordenar ações e projetos de fomento à produção orgânica; sugerir adequação das normas de produção e controle da qualidade orgânica; auxiliar na fiscalização, pelo controle social; e propor políticas públicas para desenvolvimento da produção orgânica. Presidente da Comissão, a agrônoma Verônica Moura ressaltou o papel da UEPB na Comissão, visto que a Instituição fornece conhecimentos técnicos que ajudam os agricultores a plantar e cultivar seus produtos de forma orgânica.
As certificações são a garantia de que o consumidor está levando para casa um alimento produzido sem a presença de agrotóxicos, adubos químicos ou hormônios (no caso de carnes). “Agora a comissão (CPOrg-PB) está tentando localizar onde estão esses mais de 1.200 estabelecimentos que disseram ao IBGE trabalhar com produção orgânica, mas que não estão cadastrados no Mapa”, afirmou Vidal.
PB Agora