segunda-feira, 9 de março de 2020

Moradores de Juru vivem o drama de uma tragédia anunciada

COM GRANDES FORMIGUEIROS NA PAREDE DO AÇUDE TIMBAÚBA, JURU CORRE O RISCO DE UMA TRAGÉDIA COMO A DE BRUMADINHO 

A imagem pode conter: planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Sem uma ação emergencial das autoridades, possibilidade de rompimento da parede do Açude Timbaúba, em Juru - PB, deixa população em pânico. A foto mostra o pouco de água que ainda resta 
A imagem pode conter: planta, grama, árvore, atividades ao ar livre e naturezaCom capacidade máxima de 15.438.572 metros cúbicos, o Açude Timbaúba, maior manancial do município de Juru, no Sertão da Paraíba, pode romper por falta de manutenção ameaçando não somente os moradores da cidade de Juru, mas toda a população que habita a zona rural abaixo do reservatório.
Diante da possibilidade de rompimento da parede por conta de enormes formigueiros existentes e as fortes precipitações que caem na região, os juruenses não dormem nas noites de chuva. A população teme que aconteça uma tragédia anunciada e ter que chorar pela morte de um grande número de pessoas que poderão ser levadas pelas águas - sem contar com os prejuízos materiais e a quantidade de gente que ficaria desabrigada
Não é de hoje que os juruenses clamam por providências para que a cidade não tenha o trágico destino que teve Brumadinho, em Minas Gerais. As autoridades, no entanto, quer sejam municipais ou estaduais, não estão nem aí para sanar uma situação que se agrava cada vez mais e acabar com um drama que se repete ano após ano durante o inverno.  
Como todos nós sabemos, as formigas são capazes de organizar sociedades extremamente complexas, nas quais todos os indivíduos trabalham em harmonia durante noite e dia. Pois, enquanto os homens têm o período de descanso, esses diminutos seres não param e são capazes de construir grandiosos impérios. Uma simples colônia é capaz de abrigar centenas e até milhares de indivíduos, cuja principal função é a construção de galerias e túneis, como  os encontrados no Açude Timbaúba.
Para se ter uma ideia do tamanho risco que correm os moradores de Juru, o vídeo abaixo mostra a impressionante estrutura de galerias e túneis de um formigueiro e a complexa organização desses simples insetos, com estradas subterrâneas conectando as câmaras principais além da rota principal. É possível encontrar vias adjacentes, e caminhos que levam a muitos jardins de fungos e poços de entulhos. Uma verdadeira Cidade das Formigas.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário