terça-feira, 17 de março de 2020

Empresário tem nome lançado à sucessão do prefeito de Tavares

DR. AÍLTON ANUNCIA OFICIALMENTE O NOME DE COCO DE ODÁLIO COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE TAVARES; EDVALDO PEREIRA É VICE

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna
Com a presença do deputado estadual Wilson Filho, o prefeito do município de Tavares, no Sertão da Paraíba, Dr. Aílton Suassuna Porto, anunciou oficialmente a pré-candidatura do empresário Genildo José, conhecido como Coco de Odálio, à sua sucessão nas eleições municipais de 04 de outubro, tendo como  companheiro de chapa Edvaldo Pereira. O anúncio foi feito no último domingo (15) durante entrevista concedida ao programa Fórum Social, apresentado pelo comunicador Genilson Dias, na Rádio São Miguel FM, em Tavares.
Na ocasião, Dr. Aílton explicou aos ouvintes da rádio como aconteceu a escolha do nome para sua sucessão, ressaltando que várias pesquisas feitas apontaram o nome de Coco de Odálio liderando em todos os cenários. O gesto de solidariedade do empresário e líder político tavarense quando a Justiça o afastou temporariamente do cargo de prefeito de Tavares, no final de 2018, também pesou na sua escolha.  Pois, enquanto alguns dos seus aliados planejavam seu fim político, naquela ocasião Coco de Odálio se solidarizou com sua situação e manteve uma postura de fidelidade com os compromissos políticos anteriormente firmados entre ambos, revelou o prefeito.
De acordo com Dr. Aílton, no período em que ele esteve afastado do cargo, o vice-prefeito Luiz Pereira (Luiz Poeta), que havia assumido interinamente a prefeitura, começou a urdir planos para permanecer no poder até o final do mandato, realizando reuniões nesse sentido juntamente com dois vereadores da base governista e alguns personagens da oposição.   
Ainda segundo o gestor tavarense, o grupo liderado pelo vice-prefeito Luiz Poeta planejava demitir aliados e pessoas da sua família, entre eles a sua própria esposa e a irmã do então prefeito afastado, Shelley e Maévia Suassuna, dos cargos de secretárias de Saúde e de Educação, respectivamente.
“Eles pensavam que eu não voltaria para concluir o meu mandato, dado pela maioria do povo de Tavares”, disse o prefeito, que revelou o seu rompimento político com Luiz Poeta, em uma decisão que partiu do próprio vice-prefeito.
Durante a reportagem, além de lamentar e dizer que tinha ficado surpreso com o fato, Dr. Aílton lembrou a oportunidade que o seu grupo político deu a Luiz Poeta para que o mesmo ascendesse ao cargo de vice-prefeito a custo zero, referindo-se a qualquer tipo de ajuda financeira para arcar com as despesas da campanha de 2016.  
A imagem pode conter: 6 pessoas, atividades ao ar livre
Por sua vez, Coco de Odálio afirmou que decidiu sair da oposição após perceber que o grupo liderado por ele tramava excluí-lo por ele não concordar com o projeto de poder que estava sendo arquitetado na surdina.
Na ocasião, o empresário Coco de Odálio afirmou que é filho de Tavares e lembrou que está na política desde o ano de 2012 quando foi candidato a vice-prefeito, tendo sido candidato a prefeito em 2016 contra Dr. Aílton, que venceu aquela eleição e hoje lhe apoia.
“Mesmo perdendo às eleições e com toda dificuldades continuei ao lado do povo, ajudando dentro das minhas possibilidades. Tenho um projeto para o bem de todos os tavarenses e confio nele”, disse Coco de Odálio.
No final da entrevista, Aílton Suassuna fez um balanço de sua gestão, falando de ações e obras realizadas no município, como a pavimentação de mais de 80 ruas e a reforma e ampliação do Hospital Municipal José Leite da Silva, cujos serviços estão em fase de conclusão. Ele comentou, ainda, sobre a última viagem que fez à Brasília em busca de recursos para o município, detalhando as audiências que teve em ministérios e com os parlamentares paraibanos. Em audiência com o senador Veneziano Vital, o prefeito falou sobre a garantia de recursos para a compra de mais um ônibus escolar. Já com a senadora Daniella Ribeiro, ele relatou as solicitações que fez, dentre elas, emendas para o custeio da saúde em 2020 e apoio para aquisição de equipamentos para o hospital municipal.
No ministério da saúde, o prefeito disse que solicitou liberação de R$ 271 mil para a conclusão do hospital municipal, e ainda 660 mil reais para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro São Sebastião, na cidade, e mais R$ 660 mil para uma UBS no sitio Domingos Ferreira, zona rural do município.
No ministério do desenvolvimento regional, o prefeito disse que solicitou recursos para pavimentação de mais ruas e para a conclusão da construção das 27 casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); e no departamento de engenharia de saúde pública da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), reivindicou a liberação da primeira parcela do convênio de esgotamento sanitário para a zona urbana de Tavares.
Nas maiorias da audiência, Dr. Aílton esteve acompanhado do deputado federal Hugo Motta, parceiro do município, a quem pediu a destinação de mais emendas para Tavares.
Para comemorar o anúncio da chapa, logo após a entrevista houve uma confraternização regada com muita comida e bebida para todos que compareceram ao evento político. 
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, multidão, sapatos e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário