quinta-feira, 5 de março de 2020

Datena formaliza sua filiação ao MDB

José Luiz Datena filia-se ao MDB nesta quarta-feira, mas não assume candidatura a prefeito de São Paulo

Cerimônia de filiação em Brasília reúne representantes de outros partidos, como PSDB, bolsonaristas e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)


Apresentador José Luiz Datena se filia ao MDB ao lado do presidente da sigla, Baleia Rossi (à dir.), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia - (DEM) MDB/Divulgação
O apresentador José Luiz Datena formalizou a sua filiação ao MDB na manhã desta quarta-feira, 4, em Brasília, em cerimônia concorrida, que reuniu representantes de vários partidos do centro, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ex-senador Antônio Imbassahy (PSDB-BA). Estavam presentes também bolsonaristas como o senador Major Olímpio (PSL-SP), e amigos de longa data, como o também senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).
O deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, disse que a adesão de Datena representa uma “recuperação do partido na maior cidade do Brasil” (São Paulo), e se referiu ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, também filiado ao MDB e presente na cerimônia, como “um grande incentivador de sua filiação”.
Próximo do presidente Jair Bolsonaro, Skaf engendrou a filiação de Datena ao partido como um projeto para fortalecer o bolsonarismo em São Paulo, viabilizar a sua própria candidatura ao governo paulista nas eleições de 2022 e firmar oposição ao governador João Doria (PSDB). Mas a liderança do MDB sinaliza planos opostos para o novo filiado. Alinhada aos partidos de centro no âmbito nacional, a sigla tem trabalhado de forma independente do governo Bolsonaro e enaltecido a sua vocação de dialogar com todos os espectros políticos. Baleia Rossi, por exemplo, tem usado a hashtag “ponto de equilíbrio” em suas postagens nas redes sociais em uma tentativa de posicionar o partido à margem da polarização política entre direita e esquerda, que se consolida no país desde a chegada de Bolsonaro à Presidência. Além disso, na esfera estadual, o MDB é alinhado a Doria, que tem um de seus secretários o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, integrante do partido.
Skaf se precipitou na cerimônia de filiação ao se referir a Datena como pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, sendo que ainda não há definição oficial do partido em relação à participação do apresentador no pleito. Está em discussão as possibilidades de Datena se candidatar como prefeito, a vice-prefeito na chapa encabeçada por Bruno Covas (PSDB), que quer disputar a reeleição, ou a senador em 2022.
Datena, por sua vez, nega ser o candidato do bolsonarismo em São Paulo – embora tenha sido cortejado pelo presidente – e também não confirma a pré-candidatura à prefeitura. “Estou mais perto do que nunca [de me tornar candidato]”, se limita a declarar o apresentador. “Em momento nenhum o presidente da República declarou apoio a mim. Os meus contatos com o Bolsonaro sempre foram profissionais e pontuais, nas ocasiões em que o entrevistei após ele ter batido a cabeça e levado a facada. Que c.. de canal do Bolsonaro eu sou em São Paulo?”, disse o apresentador a VEJA. “Skaf me procurou para eu ser candidato a prefeito pelo MDB, depois o Baleia me procurou, mas eu já tinha falado com o (Michel) Temer também. Não havia na ocasião um acordo para eu ser candidato do MDB com apoio específico do presidente da República”, disse.
VEJA - Por Mariana Zylberkan

Nenhum comentário:

Postar um comentário