Na madrugada deste sábado, 11, o Irã admitiu ter derrubado o Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines, que caiu na última quarta-feira (8). Uma investigação interna identificou que os mísseis causadores da queda foram disparados por falha humana. A informação é do jornal New York Times.
O voo, que partia em direção à capital ucraniana Kiev, foi abatido logo após sua decolagem do aeroporto de Teerã, deixando 176 vítimas fatais, entre tripulação e passageiros.
Em mensagem divulgada ainda neste sábado, na rede social Twitter, o presidente iraniano Hassan Rouhani lamentou profundamente o incidente, frisando que ocorreu um “erro imperdoável”.
Segundo o governo iraniano, o ataque ‘não foi intencional’ e teria sido causado por ‘erro humano’. A aeronave teria se aproximado de uma base da Guarda Revolucionária Iraniana.
Ainda nas palavras de Rouhani, “as investigações continuam para identificar e levar à justiça” os responsáveis. O líder máximo do Irã concluiu afirmando que seus “pensamentos e orações vão para todas as famílias de luto”.
O ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, em sua conta no Twitter comentou a recente revelação. ‘Um erro humano provocado pela ação aventureira dos Estados Unidos levou ao desastre. Lamentamos profundamente. Desculpas e condolências ao nosso povo, às famílias de todas as vítimas e outras nações afetadas’, disse.
Militares do Irã dizem que voo foi confundido com um míssil
Avião ucraniano cai logo após decolagem no Irã; 176 pessoas morreram
De acordo com militares iranianos, o voo PS752 estava muito perto de uma área que pertence a Guarda Revolucionária do Irã. Com isso o Boeing acabou sendo confundido com um míssil de cruzeiro.
O incidente ocorreu horas após o Irã atacar bases aéreas situadas no Iraque, que abrigam tropas americanas no local.
Estes ataques se deram em retaliação a investida americana que vitimou o comandante iraniano Qasem Soleimani, em 3 de janeiro, em uma operação comandada pelos Estados Unidos em Bagdá.