sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Dia de Finados

NO DIA DOS FIEIS DEFUNTOS, PRESTA-SE HOMENAGEM A TODOS OS ENTES QUERIDOS QUE JÁ MORRERAM 


2 de Novembro
O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado anualmente em 2 de novembro. No Brasil, esta data é um feriado nacional.
A celebração de Finados é muito importante para algumas religiões, principalmente para os católicos, pois se presta homenagem a todos os entes queridos que já morreram.
Nesta data, o movimento nos cemitérios é intenso, pois muitas pessoas vão deixar flores e fazer orações nos túmulos de familiares ou amigos que já partiram.
Origem do Dia de Finados
Desde o século XI, os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX já recomendavam os cristãos a dedicarem um dia por ano a rezarem por quem já havia falecido e que não era lembrados.
A partir do século XII, o Dia de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro.
No entanto, desde o século I os cristãos têm o costume de rezar por seus mortos. Neste período, as pessoas iam às catacumbas e túmulos para rezar pelos que morreram sem martírio, com esperança de terem suas almas salvas.
A partir do século IV, a Igreja começou a incluir em suas celebrações a "Memória dos Mortos" - um momento de orações dedicadas a todos os que já faleceram.
O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro porque no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos - data que celebra todos os que morreram em estado de graça, mas que não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou que não são lembrados em orações por ninguém.
Dia de Finados no México
No México, o Dia dos Mortos transformou-se numa atração turística devido a enorme festa que se faz, substituindo o tom habitual de lamentações que é atribuído à esta data, por animação e alegria.
As pessoas saem às ruas com pinturas de caveiras no rosto e em outras partes do corpo, além de decorarem suas casas com esqueletos. A festa é conhecida como "El Día de los Muertos", e é caracterizada misturar elementos pagãos à solenidade cristã e assim ser bastante diferente da tradicional celebração cristã.
Calendarr

Nenhum comentário:

Postar um comentário