sexta-feira, 9 de junho de 2017

Troca de farpas entre ministros

Veja as principais frases do julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE

Corte analisa processo que pode levar à cassação do presidente Michel Temer (PMDB)


Sessão do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomou nesta quinta-feira (8) a análise do pedido de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, por suposto abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral de 2014.
Se os ministros entenderem que tais acusações são procedentes, Temer poderá ter o mandato cassado e Dilma poderá ser impedida de se candidatar a novos cargos políticos por 8 anos. Essa tese foi defendida pelo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, na sessão desta terça.
Veja a seguir as principais frases da sessão desta quinta. Ao final da matéria, veja os destaques de quarta e terça-feira, os dois primeiros dias do julgamento.
“A petição inicial apontou a existência de um tumor. A ecografia apontou a existência de um câncer. A cirurgia abdominal demonstrou que na verdade o quadro é de metástase.” Nicolao Dino, vice-procurador-geral eleitoral.
“Qualquer criança sabe que, quando vai fazer uma poupança, pede para a mãe ou pai um cofrinho. Se for ganhar dinheiro dos dois, terá que ter dois cofrinhos, porque, ao término do mês, não saberá quais as moedas vieram do pai ou da mãe. Isto no direito se chama fungibilidade das coisas, o dinheiro é o bem fungível por excelência. […] Aqui temos um grande cofre, recursos lícitos puros, de caixa 1, entram junto com recursos de caixa 2 e se misturam. Quem quiser separar aqui caixa 1 e caixa 2, boa sorte.” Herman Benjamin, relator do processo no TSE.
“Vossa Excelência vai entender em momento oportuno. Não adianta fazer discurso para a plateia para constranger seus colegas. Isso não vai funcionar. Vossa Excelência está com aura de relator, querendo constranger seus colegas. Não vai conseguir. Tenha respeito pelo meu voto. Faremos as divergências de forma elegante. Não precisa ser deselegante.” Admar Gonzaga, ministro do TSE, se dirigindo a Herman Benjamin.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário