Falecimento da cantora Preta Gil reacende alerta sobre o câncer de intestino: especialista destaca importância do diagnóstico precoce

O Brasil se despediu, recentemente, da cantora Preta Gil, que faleceu após uma longa e corajosa luta contra o câncer de intestino. A artista foi diagnosticada com a doença em janeiro de 2023 e enfrentou um tratamento intenso, incluindo quimioterapia, radioterapia e cirurgias. Apesar de ter alcançado remissão em dezembro do mesmo ano, o câncer retornou de forma agressiva em agosto de 2024, com metástases em linfonodos, peritônio e ureter.
Em entrevistas concedidas durante sua luta, Preta alertava para a importância de observar sinais como sangue e muco nas fezes, alterações no formato e cor, dores e desconfortos intestinais. Dessa forma, ela buscava conscientizar o público sobre os sinais de alerta do corpo. Nesse contexto, ela ressaltava a atenção aos detalhes do próprio corpo. “É muito importante a gente olhar para as nossas fezes”, disse ela no programa Mais Você. Além disso, em outra ocasião, no Conversa com Bial, afirmou: “Se eu estivesse em casa, eu não estaria mais aqui”.
Para esclarecer sobre a doença que tirou a vida da cantora e atinge milhares de brasileiros todos os anos, o cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião bariátrico, Dr. Augusto de Arruda Lira conversou com o Polêmica Paraíba e destacou pontos essenciais sobre o câncer colorretal.
O que é o câncer de intestino?
“É um tumor que se forma no intestino grosso, geralmente a partir de pólipos, que são pequenas lesões benignas que, com o tempo, podem se tornar malignas”, explica Dr. Augusto. Ele alerta que os principais fatores de risco são idade avançada, histórico familiar, má alimentação, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool.
Dr. Augusto Lira também esclareceu sobre a diferença entre câncer de cólon e reto. O médico informou que o nome câncer de intestino geralmente se refere ao câncer que atinge o intestino grosso. Quando ele aparece na parte chamada cólon, chamamos de câncer de cólon. Se está na parte final do intestino, conhecida como reto, chamamos de câncer de reto. Ambos fazem parte do grupo de cânceres colorretais, e o tratamento é parecido, mas há algumas diferenças específicas dependendo da localização.
Sintomas que não devem ser ignorados
De acordo com o especialista, os sintomas mais comuns incluem:
- Alterações no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre que não passam);
- Sangue nas fezes (vermelho vivo ou escuro);
- Dores abdominais ou sensação de inchaço;
- Perda de peso sem explicação;
- Cansaço excessivo;
- Sensação de evacuação incompleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário