Os menores municípios do Nordeste em população estão na Paraíba, à frente apenas de Miguel Leão, no Piauí, com 1.352 habitantes; VEJA QUAIS SÃO
Com apenas 1.352 habitantes, Miguel Leão, no Piauí, é o município com a menor população do Nordeste |
Paraíba - A Paraíba é, atualmente, o estado com o maior número de cidades entre as menos populosas do Nordeste, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as 10 cidades com menor população na região, nada menos que oito estão em território paraibano — ou seja, mais de 70% da lista.
No topo da lista está Miguel Leão, no Piauí, com apenas 1.352 habitantes, sendo o menor município nordestino em termos populacionais. Em seguida, aparecem São José do Brejo do Cruz (1.748 hab.) e Parari (1.751 hab.), ambas localizadas na Paraíba.
Além dessas, também fazem parte do ranking paraibano os municípios de Quixaba (1.798 hab.), Coxixola (1.882 hab.), Riacho de Santo Antônio (2.044 hab.), Areia de Baraúnas (2.036 hab.), Zabelê (2.310 hab.) e Curral Velho (2.327 hab.).
O Piauí completa a lista com dois representantes: além de Miguel Leão, figura São Miguel da Baixa Grande (2.304 hab.).
Somadas, essas 10 cidades nordestinas reúnem apenas 19.552 habitantes — número que, inclusive, caberia facilmente em um único bairro de uma cidade de médio porte. No entanto, apesar do tamanho populacional reduzido, essas cidades desempenham um papel importante na preservação cultural e histórica da região.
Diversidade Demográfica no Nordeste
O levantamento demonstra, ainda mais, a diversidade demográfica do Nordeste. A região abriga tanto grandes centros urbanos, como Salvador, Recife e Fortaleza, quanto pequenos municípios, como os citados acima. Nesses locais, a vida ainda segue em ritmo interiorano, com forte vínculo entre a comunidade e as tradições locais.

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Adriany Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário