Cardeal Robert Francis Prevost é o primeiro papa norte-americano e sinalizou que deve seguir os caminhos do papa Francisco
![]() |
Dezenas de milhares de pessoas se reuniram na praça de São Pedro à espera da decisão sobre o novo papa - (crédito: Getty Images) - X |
O novo papa Leão 14, eleito na tarde desta quinta-feira (08/05) para liderar a Igreja Católica, saudou milhões de fiéis ao redor do mundo em suas primeiras palavras, e fez uma menção especial ao Peru, onde atuou como missionário.
"Que a paz esteja com vocês", disse em italiano o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, ovacionado por dezenas de milhares de católicos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
"A humanidade precisa de Cristo como ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Nos ajudem, e ajudem uns aos outros, a construir pontes com di?logo, com encontros. Todos juntos, em um só povo, sempre em paz", disse em uma mensagem que durou cerca de 10 minutos.
De forma inesperada, o novo papa também falou em espanhol para saudar o Peru, país onde morou durante mais de três décadas e cuja cidadania ele adquiriu em 2015.
"Uma saudação particular à minha querida Diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, partilhou sua fé deu tanto, tanto, para continuar sendo a Igreja fiel de Jesus Cristo", disse Leão 14.
O novo pontífice foi nomeado bispo de Chiclayo, no norte do Peru, em 2015, por seu antecessor, o papa Francisco.
![]() |
Dezenas de milhares de pessoas se reuniram na praça de São Pedro à espera da decisão sobre o novo papa - Getty Images |
'Uma igreja que constrói pontes de diálogo'
Prevost foi eleito no segundo dia de votações do conclave, que teve início na tarde de quarta-feira (07/05), no Vaticano.
É o primeiro papa norte-americano a suceder São Pedro e o segundo pontífice vindo do continente americano, logo depois de papa Francisco — que era argentino —, a quem ele dedicou algumas palavras.
"Seguimos escutando aquela voz doce, mas sempre valente, do papa Francisco, que abençoou Roma. O papa que abençoou Roma e que deu sua benção ao mundo inteiro naquela manhã de Páscoa. Permitam-me continuar com essa mesma benção", declarou Leão 14.
Ele também agradeceu aos outros 132 cardeais que o elegeram e pediu a eles e aos fiéis para "caminhar com a Igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça, tratando sempre de trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para anunciar o Evangelho, para serem missionários".
"Sou filho de Santo Agostinho, agostiniano, que disse: 'com vocês sou cristão e para vocês sou bispo'. Nesse sentido, podemos caminhar todos juntos rumo à pátria que Deus preparou para nós."
![]() |
Papa Leão 14 dedicou algumas palavras ao papa Francisco e deve dar continuidade às reformas iniciadas por ele - Getty Images |
"Precisamos buscar juntos com ser uma igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que dialoga, sempre aberta a receber, como esta praça, com os braços abertos. A todos, todos aquelas que necessitam da nossa caridade, da nossa presença, do nosso diálogo e do nosso amor", disse Leão 14.
"Queremos ser uma igreja sinodal, uma igreja que caminha, uma igreja que busca sempre a paz, que busca sempre a caridade, que se esforça para estar próxima especialmente dos que sofrem."
Ele também pediu às pessoas na praça que rezassem junto com ele a oração de Ave-Maria e, ao final, concedeu a benção Urbi et Orbi, que o papa oferece na Páscoa, no Natal e quando é recém-eleito.
Blog JURU EM DESTAQUE com Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário