sábado, 1 de março de 2025

Carta de renúncia assinada pelo papa Franciso

Francisco deixou carta de renúncia assinada há mais de 10 anos em caso de impedimento médico; o pontífice está internado para tratamento de uma pneumonia bilateral

O papa Francisco na entrevista ocorrida em 2022 - Foto: Reprodução/Vatican News

Logo no início do seu pontificado, em 2013, o papa Francisco resolveu se precaver e deixar uma carta de renúncia assinada por ele para que fosse usada "em caso de impedimento por razões médicas". A informação foi revelada pelo próprio Francisco em uma entrevista ao jornal espanhol ABC em 2022.

Na ocasião, o papa contou que quem recebeu o documento foi o então secretário de Estado e cardeal Tarcísio Bertone. Atualmente, o pontífice está internado há duas semanas em Roma com uma pneumonia bilateral.

"Assinei a renúncia e lhe disse: 'Em caso de impedimento médico ou o que quer que seja, aqui está a minha renúncia". O senhor a tem'. Não sei a quem Bertone deu, mas eu dei a ele quando ele era secretário de Estado", contou Francisco.

Os jornalistas que entrevistavam o papa então questionaram: "O senhor quer que isto seja conhecido?". "É por isso que estou lhes dizendo", respondeu Francisco, lembrando que Paulo VI também deixou sua demissão por escrito no caso de um impedimento e que provavelmente Pio XII também o tenha feito.

O papa ainda brincou que, após a revelação, alguém poderia procurar por Bertone e dizer "Dê-me essa carta". Francisco acredita que o documento esteja com o secretário de Estado atual do Vaticano.

O papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, em Roma, com uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia. 

Fonte: Redação Terra - https://www.terra.com.br/noticias/mundo/papa-deixou-carta-de-renuncia-assinada-ha-mais-de-10-anos-em-caso-de-impedimento-medico,578d07d6d3af4965f2820a1e72cabb9cd3x8n1xe.html?utm_source=clipboard

Nenhum comentário:

Postar um comentário