Entenda treta entre a atriz Luana Piovani e o jogador de futebol Neymar por PEC sobre praias
Luana Piovani e Neymar estão trocando farpas desde o início da semana nas redes sociais e tudo começou com um projeto que está no Congresso.
A atriz chamou Neymar de “péssimo cidadão” enquanto ele a chamou de “louca” em uma discussão por causa da PEC que quer transferir da União para a iniciativa privada os terrenos beira-mar.
O projeto já foi aprovado na câmara e seguiu para a Senado. Com isso, a atriz se uniu a ambientalistas em uma campanha contra uma PEC, que acusa de permitir a “privatização” das praias.
Neymar entrou na história porque anunciou a parceria com uma construtora para um condomínio beira-mar. Com isso, passou a ser acusado pela atriz de se beneficiar com o projeto – o que o jogador e a empresa responsável pelo condomínio negam.
Nesta matéria, o G1 explica o motivo da briga, o que está em jogo com a PEC e o que disseram o jogador e a atriz.
🖊️ O que diz a PEC das praias?
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) quer retirar da União a propriedade exclusiva sobre os chamados terrenos de marinha. Essas são áreas na costa marítima brasileira, incluindo as praias e o contorno de ilhas.
É possível construir casas e empreendimentos nessas regiões, mas, nesse caso, os proprietários estão sujeitos ao regime de aforamento. Isso faz com que, mesmo podendo morar ou empreender na área, eles tenham que pagar à União uma taxa anual.
➡️ O ponto na proposta que levanta a discussão é que com a regra atual a União segue sendo a dona, mas caso a proposta seja aceita, isso muda.
A PEC já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, mas seguiu para o Senado Federal, onde ainda não foi votada.
O que Luana Piovani diz sobre a PEC?
A PEC é criticada por ambientalistas, que citam o risco de privatização de praias com o projeto e a ocupação desenfreada das áreas beira-mar.
Com isso, foi criada uma campanha contra a proposta nas redes sociais envolvendo atrizes, ambientalistas e influenciadores. Entre elas, Luana Piovani. Na quinta-feira (30), a atriz publicou uma série de vídeos em suas redes pedindo que as pessoas se posicionassem contra a PEC.
➡️ Como Neymar entrou na história?
Na semana passada, Neymar anunciou parceria com a DUE Incorporadora para o projeto anunciado como “Caribe brasileiro”, que vai ter imóveis de alto padrão beira-mar. O condomínio vai ocupar um trecho de 100 quilômetros da costa entre os litorais Sul de Pernambuco e Norte de Alagoas.
Após a aprovação da PEC na Câmara, o vídeo foi resgatado por internautas com a acusação de ser um dos empreendimentos beneficiados com a possível mudança na regra. A empresa e Neymar negam.
Com isso, Luana Piovani criticou Neymar dizendo que ele era um péssimo exemplo de cidadão em um vídeo nas redes.
Neymar responde Luana
Com a repercussão das falas de Piovani, no fim da terça-feira (30) o jogador publicou um vídeo respondendo a atriz.
Ele, no entanto, não citou a associação que ela fez a ele com o projeto beira-mar. No X (antigo Twitter) Neymar compartilhou uma nota de sua empresa alegando que não há relação entre o empreendimento e a PEC.
“Recentemente, o nome da nossa empresa foi associado às questões ligadas à PEC 03/2022, infelizmente, em um contexto pejorativo e politizado. Nossa parceira DUE, responsável pelos empreendimentos imobiliários na região Nordeste, já se posicionou, demonstrando o cumprimento fiel às questões ambientais e de licenciamento dos seus projetos e, sobretudo, a total desconexão da sua iniciativa privada com a PEC 03/2022, que não refletirá em nada nos imóveis de sua propriedade”.
Neymar já havia se envolvido em uma polêmica com a questão ambiental quando em 2023 foi multado em R$16 milhões por iniciar a construção de um lago artificial em sua propriedade em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, sem a licença ambiental. O jogador recorreu na Justiça e conseguiu reverter a multa.
Troca de farpas
Depois da resposta, nesta sexta-feira (31) o jogador voltou a falar da atriz em suas redes. No X, ele postou as notas da incorporadora e de sua empresa em que negam que o empreendimento no Nordeste se beneficie da PEC e completou: “Entenda o caso MAL AMADA FALASTRONA! Se preocupa tanto com o Brasil e mora em Portugal”.
Luana Piovani mora em Portugal desde 2019, onde atua como atriz em um canal local. Após a publicação, ela também rebatou e disse: “Cala a boca, Neymar. Por que todo homem sem argumento tem que chamar a mulher de louca?”.
O que diz a DUE
Garantindo a transparência das nossas comunicações, reforçamos publicamente que a responsabilidade ambiental e social são valores imutáveis dentro da nossa empresa e projetos. Cumprimos as mais rigorosas leis de proteção ambiental e realizamos projetos próprios de preservação do meio ambiente. Tais valores e práticas permanecem e permanecerão.
Nossos empreendimentos não sofrerão qualquer impacto, seja positivo ou negativo, com a PRC 03/2022, como levianamente imputado por algumas pessoas em seus canais de mídia social e replicado em alguns veículos de comunicação.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário