quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Maioria dos prefeitos que fizeram o "L", protestam contra queda do FPM

Prefeitos paraibanos se reúnem em João Pessoa para protestar contra queda de repasse de recursos do Fundo de Participação dos Município (FPM)

WhatsApp Image 2023 08 30 at 10.06.17 - Prefeitos paraibanos se reúnem para protestar contra queda de repasse de recursos do FPM
Foto: Alexandre Freitas / Sistema Arapuan

Prefeitos paraibanos se reuniram, nessa quarta-feira (30), para uma mobilização com o objetivo de cobrar medidas para cobrir a queda de repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mais de 200 gestores municipais resolveram aderir à paralização. Os prefeitos reuniram-se na Praça João Pessoa, em frente à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

A mobilização foi encabeçada pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Além da reunião dos gestores em João Pessoa, o protesto contou também com o fechamento das atividades administrativas dos municípios nesta quarta-feira. Por meio de decretos, as prefeituras municipais adotaram o ponto facultativo, deixando apenas os serviços essenciais em pleno funcionamento.

De acordo com o presidente da Famup, George Coelho, 61% das cidades paraibanas “vivem de repasse de FPM e ICMS e estão sentindo a queda de receitas”. Segundo ele, em agosto, a queda nos repasses às prefeituras paraibanas deve girar em torno de 8,7%.

Dentre as reivindicações dos prefeitos, estão a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que institui o adicional de 1,5% do FPM no mês de março  e a compensação de R$ 6,8 bilhões pelas perdas dos municípios com a redução do ICMS sobre combustíveis, aprovada no ano passado, ainda sob o governo Jair Bolsonaro (PL).

Blog JURU EM DESTAQUE com Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário