terça-feira, 11 de abril de 2023

“Trote irresponsável”

Perfil falso cria trote sugerindo ataque em escola da cidade de Guarabira, na região do Brejo da Paraíba, nessa segunda-feira (10)

Um perfil no Instagram surgiu a público nessa segunda-feira (10) sugerindo um massacre contra estudantes. O local desse atentado seria o Colégio da Luz, de Guarabira, no Brejo paraibano. Alguns alunos foram ameaçados diretamente, e o perfil relembrou de outros crimes acontecidos recentemente no país.

No entanto, em nota publica, a própria direção do colégio desmentiu a possibilidade de um massacre, porque o perfil não passava de um “trote irresponsável” realizado por crianças. Revelaram que todas as medidas legais e administrativas já foram tomadas.

“Não entraremos em detalhes sobre o ocorrido, pois além de menores de idade, esse tipo de ato irresponsável não deve ser propagandeado ou exposto para não gerar efeitos de estímulo, conforme disposto nas melhores práticas a serem adotadas nesse caso”, afirmou a escola em nota divulgada.

Como evitar as informações falsas nesses casos

Para o coronel Arnaldo Sobrinho, que é especialista da Polícia Militar sobre propagações de fake news na internet, os pais precisam ter um papel fundamental nessas ocorrências. As informações falsas vão continuar, e os parentes dessas crianças e adolescentes devem filtrar aquilo que não é real.

“A gente sabe que com a difusão dessas tecnologias, WhatsApp e demais redes sociais, sempre existem pessoas mal intencionadas em fazer difusão de informações às vezes falsas… Quase sempre falsas. Em tom alarmista. E quase sempre isso provoca situação de pânico em pessoas que, porventura, não estejam antenadas com a realidade dos fatos”, disse o coronel.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário