segunda-feira, 10 de abril de 2023

Dezoito açudes sangram na Paraíba

Acumulado de chuva amplia número de açudes sangrando e já são 18 açudes ou reservatórios que ultrapassaram o limite máximo de capacidade 

Barragem de São Gonçalo, município de Sousa, no Sertão paraibano - (Foto: RepórterPB)

O último monitoramento divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas na Paraíba (Aesa-PB), nesta segunda-feira (10), mostra que 18 açudes ou reservatórios ultrapassaram o limite máximo de capacidade. A maioria está localizada no Sertão do Estado, região que em outros tempos era castigada com a estiagem e seca.

No final do mês passado, o Governo da Paraíba tinha registrado 10 açudes sangrando. Responsáveis pelo abastecimento na Região Metropolitana de João Pessoa, os reservatórios de Marés e Gramame estão 88% ambos.

O açude Epitácio Pessoa, que recebe águas da Transposição do Rio São Francisco e abastece a Grande Campina Grande, está com o índice em 45,5%. A Aesa monitora com atenção o açude de Ouro Velho, em Ouro Velho. O manancial tem apenas 0,1% de volume.

No geral, a capacidade de reserva dos açudes na Paraíba é de 45%. Entretanto, de acordo com o presidente da AESA, Porfírio Catão, espera-se um aumento significativo nos próximos meses.

“Estamos com um volume bastante significativo e esperamos nos meses de abril, maio, junho e julho, que são os meses que vamos ter recarga nas outras regiões, para aumentar a  a capacidade para 60% ou 70% para ser usada na  estiagem”, destacou em entrevista ao Programa Hora H, apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.

Ponto azul sinaliza que o açude está sangrando - (Fonte: Aesa)

Inmet alerta para mais chuvas 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou toda a Paraíba em estado de atenção para o perigo de fortes chuvas. Segundo o órgão, até às 23h da segunda-feira (10), deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além da Paraíba, o alerta laranja serve para todos os estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins e parte de Pernambuco, Bahia, Pará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário