quinta-feira, 2 de março de 2023

Caminhada moderada reduz risco de doenças cardiovasculares e de câncer

Onze minutos de caminhada rápida por dia evitam morte precoce, mostra pesquisa de universidades do Reino Unido

O exercício físico de intensidade moderada é aquele que aumenta a frequência cardíaca, fazendo com que o praticante respire mais rápido, embora ainda seja capaz de falar durante a atividade

Paloma Oliveto
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Setenta e cinco minutos por semana de atividade física moderada são suficientes para reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 17% e de câncer em 7%, segundo um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine. Essa quantidade de exercício é metade da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode ser facilmente inserida na rotina de quem reclama da falta de tempo.

Os pesquisadores analisaram os resultados descritos em 196 artigos, incluindo mais de 30 milhões de participantes de 94 grandes coortes. Trata-se da maior avaliação, até agora, sobre a associação entre níveis de atividade física e risco de doenças cardíacas, câncer e mortalidade precoce. O estudo é da Universidade de Cambridge e da Universidade de Belfast, no Reino Unido.

A pesquisa constatou que duas em cada três pessoas relataram níveis de atividade abaixo de 150 minutos por semana e menos de uma em 10 conseguiu mais de 300 minutos semanais. Porém, embora os benefícios para a saúde sejam proporcionais ao tempo dedicado, a metade do recomendado pela OMS reduziu em 23% o risco de mortalidade prematura. Isso equivale a caminhar vigorosamente 11 minutos por dia.

"Se você é alguém que acha a ideia de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana um pouco assustadora, nossas descobertas devem ser boas notícias", disse, em nota, Soren Brage, um dos autores do estudo. "Fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nada. Esse também é um bom ponto de partida — se você achar que 75 minutos por semana é administrável, tente intensificá-lo gradualmente até a quantidade total recomendada."

O exercício físico de intensidade moderada é aquele que aumenta a frequência cardíaca, fazendo com que o praticante respire mais rápido, embora ainda seja capaz de falar durante a atividade. Nessa categoria, incluem-se caminhada, dança, andar de bicicleta e jogar tênis.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário