sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Saiba o porquê da necessidade de lavar roupa nova antes de usar

Se você não lava a roupa nova antes de usar, olhe que devia; é provável que fique surpreendido após saber o porquê


Não lava a roupa nova antes de usar? Olhe que devia. Saiba o porquê
© Shutterstock

Quando se chega a casa com sacos cheios de roupa é difícil de resistir à vontade de experimentar e vestir tudo imediatamente. Ao fazer isto, está a cometer um erro grave e prejudicial, diz Philip Tierno, médico professor de microbiologia, na revista Self.

Já que, usar a roupa nova sem a lavar, mesmo que pareça limpa, vai entrar em contato com germes desagradáveis, mas também produtos químicos que irritam a pele. 

"As roupas estão repletas de vários tipos de organismos desde o momento da produção até ao momento de venda", acrescenta o médico.

Jennifer Chen, professora de dermatologia, explica que se não lavar a roupa fica exposto a produtos químicos e corantes agressivos, aplicados nas peças, algo que podem causar dermatite de contato e não só. Condição que, na verdade, é um tipo de eczema e é caracterizada por uma erupção cutânea com comichão. 

Lavar a roupas durante, no mínimo, 25 minutos, no ciclo quente, deve ser o suficiente para enxaguar uma boa quantidade desses restos de corantes e produtos químicos. Claro, antes de experimentar, leia a etiqueta da peça, garantindo que não a estraga. 

Existem mais coisas a ter em conta, no entanto, já que antes de chegar a você é provável que a roupa seja manuseada e experimentada por uma grande variedade de pessoas. "O homem deixa sua marca de micro-organismos em tudo o que toca – seja uma bancada ou uma peça de roupa", diz Philip Tierno.

Aliás, em 2010, o médico examinou roupa nova e acabada de comprar, num segmento do programa televisivo Good Morning America, e encontrou todos os tipos de germes incluindo secreções respiratórias, organismos vaginais e matéria fecal.

Cenário que fica pior quando se fala de roupa em segunda mão. Investigações, mencionadas pela revista, sugerem que algumas peças podem estar contaminadas com os insetos que causam pediculose (infestação de piolhos) e sarna. No entanto, tudo isto depende do tipo de peça, já que roupa interior e fatos de banho, estão mais expostas.

De acordo com o médico, o risco de ficar doente devido a isto é muito baixo, mas não é zero, especialmente, entre idosos, indivíduos com psoríase e outras condições de pele semelhantes, mas também quem vive com doenças crônicas.

Toda esta informação confirma a necessidade de lavar a roupa nova antes de a usar. "É uma aposta segura, especialmente quando se está a lidar com roupa interior e coisas que não estão embaladas", acrescenta o especialista.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário