segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

"Super-trovão" assusta moradores de Juru, no Sertão da Paraíba

Raios rasgam o céu da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, e moradores se assustam com "super-trovão" na noite de ontem (12)

Depois de um dia de sol escaldante e um calor insuportável, os moradores da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, se assustaram com a quantidade de relâmpagos, raios e trovões que surpreenderam a população na noite deste domingo, 12 de fevereiro.

Além de um clarão rasgando o céu, nas redes sociais há diversos relatos de um "super-trovão", ouvido por volta das 22h20, muito barulhento e que fez tremer casas, provocando inclusive rachadores e danos em eletrodomésticos.

A incidência de raios e trovões é mais comuns nesta época do ano em que faz muito calor. Apesar de não ter havido pancadas de chuvas na cidade, a combinação calor e umidade dos últimos dias causa a formação de áreas de instabilidade, o que provoca precipitações  e esse tipo de fenômeno.

Na realidade, o que houve na noite de ontem em Juru foi uma descarga elétrica muito forte que caiu. É preciso, no entanto, ter muito cuidado quando tiver a ocorrência de raios na cidade, como evitar sair de casa e não ficar embaixo de árvore.

É verdade que celular atrai raio?

Embora seja recomendado evitar o uso de celular, há informações que não precisa ficar longe dele, simplesmente porque o mesmo não atrai raio, exceto se o aparelho estiver conectado na tomada de energia elétrica. A chance de alguém ser atingido por um raio com um celular na mão seria a mesma de ser atingido se estivesse sem o equipamento.

De igual modo, é falso que um raio atravessa o telhado de uma casa, pois o que determina a probabilidade de um raio cair em determinada construção é a sua altura e não o material de que ela é feita. Quanto maior a altura maior a probabilidade de a estrutura ser atingida por um raio.

Contudo, se uma pessoa sente um medo intenso quando ouve um trovão, possivelmente está sofrendo de uma fobia, que pode suscitar em transtornos de ansiedade, principalmente a astrofobia, que é o medo compulsivo de ouvir trovões.

Muitas vezes confundida com a Fobofobia que é o medo compulsivo da imensidão do espaço, a astrofobia é um sentimento de pavor aos trovões e aos relâmpagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário