quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Prevenção contra casos de gripe aviária de alta patogenicidade

GRIPE AVIÁRIA: Rio Grande do Sul suspende eventos com pássaros nativos e exóticos por 90 dias como prevenção

Embora tenham sido registrados casos de gripe aviária de alta patogenicidade em países vizinhos, como Argentina e Uruguai, o Brasil ainda é livre da doença

Agência Estado
 (crédito: GAIZKA IROZ / AFP)
(Crédito: GAIZKA IROZ /AFP)

Como forma de prevenção ao risco de entrada, no Brasil, do vírus da gripe aviária, o Estado do Rio Grande do Sul decidiu suspender, por 90 dias a partir de 17 de fevereiro, todos os torneios de canto e exposições de pássaros nativos e exóticos, mesmo aqueles que já tinham autorização emitida.

Conforme nota da Secretaria de Agricultura gaúcha, também foi suspenso, pelo mesmo período, todo e qualquer encontro de criadores de aves.

"A medida atende à Instrução Normativa 1/2023, emitida de forma conjunta entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), como forma preventiva à gripe aviária", cita a pasta.

Embora tenham sido registrados casos de gripe aviária de alta patogenicidade em países vizinhos, como Argentina e Uruguai, o Brasil ainda é livre da doença. Diante disso, o governo gaúcho disse ter aumentado a vigilância e as medidas preventivas, "já que a exposição às aves silvestres migratórias infectadas é o principal fator de risco de transmissão para as aves domésticas".

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário