sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Governo entrega 5.000 cisternas aos agricultores familiares

PB Rural Sustentável: Governo do Estado garante acesso à água em comunidades rurais com construção de 5 mil cisternas

gov - PB Rural Sustentável: Governo garante acesso à água em comunidades rurais com construção de 5 mil cisternas
Foto: Assessoria

Até março deste ano, o PB Rural Sustentável, programa executado pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, vai entregar mais 3.500 cisternas aos agricultores familiares residentes na zona rural da Paraíba. Ao todo, são 5.000 cisternas construídas contando com as 1.500 já entregues, somando um investimento de R$ 52 milhões. Os trabalhos intensos na construção de cisternas nos últimos dois anos têm levado a Paraíba a se destacar em nível nacional e a meta é atingir 7.700 cisternas.

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, adiantou que a construção de mais 2.700 cisternas já está em processo de licitação. E comentou que o PB Rural Sustentável abrange outras áreas além de cisternas: no campo de segurança hídrica disponibiliza dessalinizadores, sistemas de abastecimentos de água singelo e completos para que possa atender à população rural paraibana.

Em todas estas ações estão envolvidos recursos de U$ 80 milhões. São mais de R$ 400 milhões que estão levando para o homem do campo segurança hídrica, possibilidade de melhorar a comercialização e assistência técnica para os agricultores familiares. “Isso faz parte de um grande guarda-chuva da agricultura familiar, mas o Cooperar tem uma função extraordinária nesse processo de desenvolvimento da agricultura, além disso faz ações nas áreas de distribuição de alimentos, comercialização e passagens molhadas – 35 já foram concluídas e mais 115 que estão em licitação”, enumerou o governador João Azevêdo.

Água do lado de casa – O resultado dessas ações pode ser visto na comunidade Rancharia, localizada no município de Monteiro, no Cariri paraibano. Lá, moram Irineu Firmino dos Santos (70) e Creuza Azevedo (68), que, após passarem mais de 40 anos tomando água de barreiros – um deles construído com suas próprias mãos – foram contemplados com uma cisterna de placa que armazena 16 mil litros de água, garantindo o acesso à água de qualidade para consumo, com impacto direto sobre a saúde e a segurança alimentar e nutricional.

Seu Irineu destacou a luta para conseguir água antes do benefício: “Antes nem um carro-pipa podia comprar porque não tinha onde acumular. A água que conseguia era cambitada de vários quilômetros e guardada em bombonas embaixo do juazeiro. Agora, a água está ao lado da nossa casa, foi um presente de Deus, disse seu Irineu agradecendo o benefício ao governador João Azevêdo”.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar da Paraíba. A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) é parceira no que se refere à assistência técnica e a própria equipe do Projeto Cooperar. Os recursos são oriundos de contrato assinado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

Fonte: Assessoria - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário