quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Cidade do interior de Pernambuco sofre tremor de terra

Abalo sísmico de magnitude 2.2 é sentido em Caruaru, no Agreste de Pernambuco; moradores relatam terem sentido o tremor de terra em redes sociais

Caruaru, no Agreste de Pernambuco

Um tremor de terra de magnitude 2.2 graus atingiu a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta quarta-feira (08).

De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), que faz monitoramento de abalos sísmicos no Nordeste, o tremor ocorreu à 0h19.

Esse foi o segundo tremor de terra sentido na cidade este ano. Em 13 de janeiro, um abalo de magnitude 1.3 foi notificado pelo LabSis-UFRN.

Outro tremor no ano foi sentido em Araripina, no Sertão do Estado, em 9 de janeiro. O abalo teve magnitude 2.2, igual o desta quarta-feira, em Caruaru

Diversos usuários relataram terem sentido o tremor nas redes sociais. No Twitter, um usuário publicou: "Que susto eu tomei com esse tremor de terra aqui em Caruaru". Um segundo disse: "Gente, Caruaru tremeu mesmo ou eu tô doida?". "Pense no susto esse tremor em Caruaru, acordei desesperado, agora tô aqui sem sono", publicou um terceiro.

Por que a terra treme em Caruaru?

Os tremores de terra em Caruaru ocorrem porque a cidade fica localizada bem no meio de uma falha geológica, um foco vulnerável à atividade sísmica, denominado zona de cisalhamento Pernambuco-Leste.

Essa falha começa no Recife e entra pelo Sertão, até Arcoverde, numa extensão de 254 quilômetros. A "Capital do Forró" está no meio desse caminho.

O tremor de terra mais forte da história dos abalos sísmicos de Caruaru aconteceu à 1h20 do dia 20 de maio de 2006. O abalo teve intensidade de 4.0 graus na escala Richter. No dia 20 de março de 2007, outro forte tremor foi sentido, com magnitude 3.9.

Fonte: Folha de Pernambuco - Por Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário