segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Pessoas com mais risco de morrer de câncer

DIABETES TIPO 2: Segundo novo estudo feito no Reino Unido, pessoas com esta condição podem estar mais em risco de morrer com câncer

Pessoas com esta condição podem estar mais em risco de morrer com câncer
© Shutterstock

De acordo com um novo estudo, divulgado recentemente, na revista científica Diabetologia, indivíduos com diabetes tipo 2 estão duas vezes mais em risco de morrer com alguns tipos de câncer em comparação com a população em geral. 

Aliás, no geral, estas pessoas têm um risco 18% maior de morrer de câncer, explica o jornal The Independent, citando os investigadores da Universidade de Leicester, Reino Unido.

Mais concretamente, os investigadores sugerem que o risco é, significativamente, maior nas situações em que o câncer afeta o pâncreas, intestino ou fígado. 

Foi ainda possível concluir que as mulheres, com esta condição, estão mais em risco de morrer com câncer do endométrio. Além disto, entre as pessoas do sexo feminino, o risco de morrer de câncer de mama era maior em 9%, número que, segundo os investigadores, está aumentando. 

A equipe analisou, no total, dados de 137.804 pessoas, no Reino Unido, com diabetes tipo 2, com uma idade média de 64 anos, todos foram acompanhados durante cerca de oito anos. Ao longo dos anos mais de 39 mil pessoas morreram. 

Tendo isto em conta, os investigadores afirmam que é necessário começar a considerar o risco de câncer com mais atenção, ao analisar as complicações da diabetes tipo 2.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário