terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Criança de 2 anos está em coma depois de ser picada por escorpião

Menino de 2 anos de idade está em coma induzido após ser picado na cabeça por escorpião, na madrugada de 1º de janeiro 

em caso de picadas do escorpiao amarelo paciente deve ser encaminhado ao hospital centenario credito divulgacao cp 27112018115203061 - Criança de 2 anos está em coma após ser picada por escorpião
Foto: Reprodução

Um menino de 2 anos está em coma induzido depois de ter sido picado na cabeça por um escorpião. O caso ocorreu na madrugada do dia 1º de janeiro na casa da família, na região de Arniqueira, no Distrito Federal. Thomas Caitano foi levado inicialmente para o Hospital Regional de Taguatinga, mas transferido para um hospital particular, onde segue em estado grave. Ele precisou realizar um procedimento para bombear o sangue para o resto do corpo.

A mãe da criança, Adriana Caitano, explicou que a família estava dormindo, quando, por volta das 4h, Thomas acordou chorando muito. “Ele começou a gritar muito de dor durante a madrugada. Fomos para o quarto e ele chorava muito, coçava e colocava a mão na cabeça. Meu marido imaginou que algum bicho teria picado e, então, encontramos um escorpião grande, embaixo do travesseiro. Percebemos que a situação era grave”, conta a jornalista.

O casal levou Thomas para o hospital, com o escorpião em um copo para mostrar aos médicos. “Em 20 minutos, estávamos sendo atendidos e isso fez toda a diferença no quadro dele. O Thomas chegou ao hospital vomitando muito e sonolento”, explica Adriana.

“O veneno afetou o coração, o pulmão e o quadro de inflamação é grave. Estamos pedindo oração para todo mundo. Quero reforçar a agilidade e o cuidado da equipe do HRT, mesmo sem condições estruturais do hospital”, detalhou Adriana.

Thomas segue internado, mas agora em um hospital particular. Na última segunda-feira (2), ele passou por um procedimento de ECMO, uma oxigenação por membrana extracorpórea. Na prática, o tratamento funciona como um coração e um pulmão artificiais.

“O procedimento deu certo, nenhuma complicação. Depois disso, a arritmia parou e os batimentos cardíacos se estabilizaram. Outra notícia boa é que os pulmões, que estavam encharcados, já estão limpos. A preocupação com os rins, que poderia exigir hemodiálise, por enquanto, diminuiu porque ele voltou a urinar. A equipe que o atende é muito competente e está fazendo de tudo para ele ficar bem. A fé se renova a cada minuto com as orações de todos, que estão fazendo toda a diferença”, contou a mãe do menino.

Para Adriana, a percepção do marido de ter procurado o animal e levado para o hospital fez diferença na rapidez do diagnóstico e do tratamento da equipe médica. “Eu não tinha a informação de qual hospital era referência e a importância de levar o animal para análise da equipe médica. Como o meu marido tinha essas informações, fez muita diferença no atendimento inicial”, detalhou a mãe da criança.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF, o escorpião Titus Serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, é a espécie que mais causa acidentes graves, especialmente em crianças. “É importante destacar que ele não ataca se não for ameaçado, mesmo acidentalmente, mas reage como defesa. A fêmea reproduz sozinha, por isso, onde tem abundância de alimentos, insetos e baratas, sua reprodução gera muitos filhotes. O período de chuvas favorece o crescimento, pela abundância de alimentos”, explica a pasta.

Thomas e a família moram em uma área onde há muito verde e obras, o que favorece o aparecimento do animal.

Apesar de ter reagido bem ao tratamento de ECMO, o menino ainda não está fora de perigo. “Espero que seja só mais um caso de exemplo, para a gente e para outras pessoas tomarem cuidado”, desabafa Adriana Caitano.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Gerlane Neto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário