sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Juru encerra festa em homenagem a São Sebastião

Procissão e missa solene encerram festividades em homenagem a São Sebastião, co-padroeiro da cidade de Juru, na Paraíba

As comemorações pelo Dia de São Sebastião, co-padroeiro da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, foram encerradas nesta sexta-feira, 20 de janeiro, com missa solene celebrada logo após a realização da Procissão com a imagem do mártir religioso pelas principais ruas e avenidas da cidade.

Tradicionalmente, o pároco local realiza, na capela de São Sebastião, o novenário envolvendo 13 noites de preparações e orações. O objetivo é levar a bênção do co-padroeiro a todas as pessoas, pedindo pelo novo ano que se inicia. 

A trezena foi iniciada no dia 13 de janeiro com a realização de uma motocarreata com a imagem de São Sebastião, que saiu do Contorno Rodoviário localizado na entrada da cidade de Juru.

A Trezena de São Sebastião terminou na quinta-feira, 19, um dia antes da festa do co-padroeiro. 

Com a finalidade de arrecadar dinheiro para igreja, foi realizado um leilão logo após a última noite de novena. Em seguida, houve uma apresentação musical de Neguin dos Teclados & Forró Pizada de Ouro, com o patrocínio da Prefeitura Municipal.  

Em sua homilia, durante a missa de encerramento, o padre Sebastião Nóbrega lembrou que o co-padroeiro de Juru deu um belo exemplo de um grande homem que viveu em tempos difíceis e foi perseverante. São Sebastião viveu no final do século terceiro para o século quarto e foi um cristão no meio de perseguições cristãs, o que nos mostra a firmeza, a coragem de não voltar atrás na sua convicção de viver fazendo o bem, mesmo quando tudo ao redor fazia o contrário. 

São Sebastião

São Sebastião nasceu na cidade francesa de Narbonne, no século terceiro. Seus pais eram oriundos de Milão, na Itália. Seu nome deriva do grego Sebastós, que significa divino. Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283. Cristão, ele queria ajudar outros cristãos condenados pelo Império Romano. Foi perseguido e capturado, se negou a renunciar à sua fé e acabou martirizado por ordem do imperador Diocleciano.

Além de co-padroeiro de Juru, São Sebastião é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade, desde a sua fundação por Estácio de Sá. Conta-se que na batalha final que expulsou os franceses do Rio, São Sebastião foi visto com uma espada na mão, entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. Era o dia 20 de janeiro, data em que o santo passou a ser celebrado.

Blog JURU EM DESTAQUE com colaboração de Francisco Eduardo Ferreira, estagiário da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário