terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Dia de Santa Luzia, “protetora dos olhos e da visão”

Bela jovem de rica família italiana, Lucia de Siracusa rejeita os bens mundanos e o casamento para permanecer virgem, decisão que a levou a decapitação e ter os olhos arrancados 

O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro. Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “protetora dos olhos e da visão”, para os católicos.

Santa Luzia (Santa Lúcia ou Santa Luzia de Siracusa) também é considerada padroeira dos oftalmologistas. Aliás, seu nome, em latim, significa literalmente “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.

História de Santa Luzia

Segundo a história passada por gerações, a jovem, nascida em Siracusa na Itália, teria abdicado de toda a sua riqueza para ofertar aos pobres e sofreu perseguições por ser cristã e por seu voto de virgindade perpétua, negando-se a casar e enfurecendo o pretendente arranjado por sua mãe.

Santa Luzia foi uma virgem e mártir, e uma das primeiras santas cristãs a alcançar popularidade, tendo muitos seguidores antes do século V. Ela é a padroeira da cidade de Siracusa (Sicília) e das Virgens. Por causa de várias tradições associando seu nome à luz, ela passou a ser considerada a padroeira da visão e foi retratada por artistas medievais carregando um prato contendo seus olhos.

De acordo com textos apócrifos, Luzia veio de uma rica família siciliana. Rejeitando o casamento e os bens mundanos, no entanto, ela jurou permanecer virgem na tradição de Santa Ágatha. Um pretendente furioso a denunciou às autoridades romanas locais, que a condenaram a ser removida para um bordel e forçada à prostituição. Essa ordem foi fracassada, segundo a lenda, por intervenção divina; Luzia ficou imóvel e não podia ser levada. Em seguida, ela foi condenada à morte pelo fogo, mas provou ser imune às chamas. Finalmente, seu pescoço foi perfurado por uma espada e ela morreu.

De acordo com a tradição oral que se espalhou, os olhos de Santa Luzia teriam sido arrancados antes de ser decapitada no ano 303 por não abrir mão de suas convicções.

Na verdade, Santa Luzia provavelmente foi vítima da onda de perseguições aos cristãos que ocorreu no final do reinado do imperador romano Diocleciano. Referências a ela são encontradas nos primeiros sacramentos romanos e, em Siracusa, em uma inscrição datada de 400 d.C. Como prova de sua fama precoce, sabe-se que duas igrejas foram dedicadas a ela na Grã-Bretanha antes do século VIII, numa época em que o lugar era amplamente pagão.

Origem do Dia de Santa Luzia

Não se sabe ao certo porque o Dia de Santa Luzia (ou Santa Lúcia e mesmo Santa Luz) é celebrado atualmente no dia 13 de dezembro.

No entanto, sabe-se que antes da reformulação do Calendário Gregoriano, a data era comemorada próximo do Solstício de Inverno (22 de Dezembro, no Hemisfério Norte).

As festividades são de origem popular e tradicional, principalmente na Escandinávia. No Brasil e em Portugal, o culto a Santa Luzia também é bastante forte entre a comunidade católica.

Os católicos acreditam que o Dia de Santa Luzia é celebrado doze dias antes do Natal como um sinal, para indicar a necessidade da preparação espiritual (iluminação espiritual) e purificação para o nascimento de Jesus Cristo.

Blog JURU EM DESTAQUE com https://www.calendarr.com › brasil › dia-de-santa-luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário