sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Brasil pode ter só campeões do mundo pelo caminho até o hexa

Seleção brasileira pode ter pela frente apenas campeões do mundo no caminho do sonhado hexacampeonato do Mundial no mata-mata

A Copa do Mundo realiza mata-matas de oitavas de final em diante desde 1986


Brasil pode ter só campeões do mundo pelo caminho do hexa no mata-mata
© Divulgação

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Com a classificação da Argentina em primeiro lugar do Grupo C na Copa do Qatar, o Brasil pode ter pela frente apenas campeões do mundo no caminho até o sonhado hexacampeonato. Se também terminar na primeira colocação do seu grupo, o G, a seleção brasileira vai ficar no mesmo lado dos argentinos na chave.

Pelo cruzamento, se confirmado o primeiro lugar de seu grupo, o que conseguiria com um simples empate com Camarões, na sexta-feira (2), o Brasil enfrenta o segundo colocado do Grupo H. Como Portugal já venceu dois jogos, tem tudo para ficar em primeiro.

A segunda vaga é disputada pelos outros três times da chave: Gana, Coreia do Sul e Uruguai. Se os uruguaios, duas vezes campeões (1930 e 1950), vencerem Gana, e a Coreia não vencer Portugal, a vaga será dos sul-americanos.Se avançar às quartas de final neste cenário, o Brasil enfrenta quem passar do confronto entre o primeiro colocado do Grupo E, de Espanha e Alemanha, e o segundo do Grupo F, de Croácia e Bélgica. Os espanhóis ganharam a Copa em 2010, enquanto os alemães são tetracampeões.

A última rodada do Grupo E será amanhã, e a Espanha é favorita a ficar no primeiro lugar. Tem quatro pontos, contra três de Japão e Costa Rica, e um da Alemanha. Se vencer o Japão, deixa o caminho livre para a Alemanha se classificar vencendo a Costa Rica.

O outro quadrante da semifinal já está definido, composto por equipes dos Grupos de A a D. A Holanda, que ficou em primeiro no grupo A, pega os Estados Unidos, enquanto a Argentina encara a Austrália. Os argentinos venceram a Copa em 1978 e 1986, foram vice em 2014, e têm a última chance de dar a Lionel Messi uma taça. Se tiverem sucesso, seriam os rivais do Brasil na semifinal (levando-se em conta se a seleção brasileira também avançar).

O outro lado da chave já tem dois ex-campeões garantidos. A Inglaterra pega Senegal e, se passar, enfrenta quem se classificar entre França e Polônia. Um eventual clássico europeu entre ingleses pode definir um dos semifinalistas. Já o outro quadrante terá as demais equipes a avançarem dos grupos que ainda serão definidos, inclusive com Espanha e Alemanha e, possivelmente, Portugal.

Mas é possível que a França, campeã mundial em 1998 e 2018, chegue com força até uma final de Copa. Com isso ela poderia completar um caminho - hipotético no momento, mas possível - de apenas seleções campeões mundiais na rota do Brasil em busca do hexa.

E NA HISTÓRIA?

A Copa do Mundo realiza mata-matas de oitavas de final em diante desde 1986. O Mundial do Qatar, desta maneira, é o 10º que conta com este sistema de disputa.

De todos os campeões até hoje, dois tiveram as campanhas com adversários mais tradicionais (leia-se "campeões mundiais"). A Argentina, em 1986, encarou Uruguai, Inglaterra e Alemanha. E a seleção alemã, em 2014, deixou pelo caminho franceses, brasileiros e argentinos.

As campanhas das seleções ganhadoras em cada uma das Copas desde 1986, quando começou a valer o atual sistema de disputa:

França, campeã em 2018 - 2 campeões no mata-mata (ARG e URU) Argentina (oitavas), Uruguai (quartas), Bélgica (semifinal) e Croácia (final)

Alemanha, campeã em 2014 - 3 campeões (FRA, BRA e ARG) Argélia (oitavas), França (quartas), Brasil (semifinal) e Argentina (final)

Espanha, campeã em 2010 - 1 campeã (ALE) Portugal (oitavas), Paraguai (quartas), Alemanha (semifinal) e Holanda (final)

Itália, campeã em 2006 - 2 campeãs (ALE e FRA) Austrália (oitavas), Ucrânia (quartas), Alemanha (semifinal) e França (final)

Brasil, campeão em 2002 - 2 campeãs (ING e ALE) Bélgica (oitavas), Inglaterra (quartas), Turquia (semifinal) e Alemanha (final)

França, campeã em 1998 - 2 campeãs (ITA e BRA) Paraguai (oitavas), Itália (quartas), Croácia (semifinal) e Brasil (final)

Brasil, campeão em 1994 - 1 campeã (ITA) EUA (oitavas), Holanda (quartas), Suécia (semifinal) e Itália (final)

Alemanha, campeã em 1990 - 2 campeãs (ING e ARG)Holanda (oitavas), Tchecoslováquia (quartas), Inglaterra (semifinal) e Argentina (final)

Argentina, campeã em 1986 - 3 campeãs (URU, ING e ALE) Uruguai (oitavas), Inglaterra (quartas), Bélgica (semifinal) e Alemanha (final).

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário