segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Apresentador revela que tem câncer de bexiga

Empresário Roberto Justus descobre câncer de bexiga e vai fazer quimioterapia preventiva

Justus revelou que um tumor maligno foi identificado precocemente em exames anuais de rotina

Empresário e apresentador Roberto Justus foi diagnosticado com câncer de bexiga
Empresário e apresentador Roberto Justus foi diagnosticado com câncer de bexiga - Reprodução/Instagram

O empresário e apresentador Roberto Justus foi diagnosticado com câncer de bexiga. Em publicação no Instagram no domingo (06), Justus revelou que um tumor maligno foi identificado precocemente em exames anuais de rotina e que fará sessões de quimioterapia de maneira preventiva.

“Durante um check up que eu faço rigorosamente em dia todos os anos, eu descobri um divertículo na bexiga, em cima da bexiga. Para quem quer entender melhor, talvez um cisto que tinha uma coisa sólida dentro. Meu urologista, médico fantástico, resolveu que tínhamos que operar imediatamente, por que podia ser um tumor maligno, saberíamos disso só quando operarmos. Operamos, abrimos e descobrimos que era mesmo. Então, eu tinha um câncer de bexiga invasivo só que foi tirado a tempo”, disse Justus em vídeo.

O apresentador destacou a importância da realização de consultas médicas de check up, para a detecção precoce de doenças.

“Faça um check up regular, principalmente aqueles que já passaram dos 40 anos de idade. Essa força física que eu tenho e essa determinação vão ser muito importantes, aliados para eu me livrar de vez desse problema”, disse.

Ele afirma ter sido submetido a um exame de diagnóstico por imagem chamado Pet-Scan, para verificar a possibilidade de células cancerosas terem se espalhado pelo organismo. Segundo Justos, o exame não revelou o espalhamento da doença. No entanto, a orientação da equipe de oncologia que acompanha o caso é de que seja realizado um tratamento preventivo.

“Fiz ontem um Pet-Scan que é um exame geral de tudo, não tem nada, estou limpo. Porém pode ter escapado e pode escapar do exame, então vou fazer uma quimioterapia preventiva durante 12 semanas, apenas 8 sessões”, afirmou.

Sobre o câncer de bexiga

A cada ano, são identificados cerca de 10 mil novos casos de câncer de bexiga no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com uma incidência maior entre homens do que em mulheres. Segundo o Inca, homens brancos e de idade avançada são o grupo com maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer.

Além disso, o tabagismo pode aumentar o risco e está associado à doença em 50 a 70% dos casos. A exposição a diversos compostos químicos também está ligada ao desenvolvimento do câncer de bexiga.

Os sintomas incluem a presença de sangue na urina, dor durante o ato de urinar ou necessidade frequente de urinar, mas sem conseguir ir ao banheiro. O tratamento varia de acordo com o grau de evolução da doença, podendo contemplar cirurgias, quimioterapia e radioterapia. A detecção precoce do câncer possibilita maior chance de tratamento.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário