segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Nova pesquisa para presidente será divulgada na noite de hoje

Instituto Ipec divulga nesta segunda-feira (10/10) novos números para a Presidência da República no segundo turno das eleições

Para vencer a eleição, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% mais um dos votos depositados nas urnas em 30 de outubro

Talita de Souza
Lula e Bolsonaro se enfrentam no segundo turno em 30 de outubro -  (crédito:  Mauro Pimentel/AFP/Tulio Santos/EM/D.A Press)
Lula e Bolsonaro se enfrentam no segundo turno em 30 de outubro - (Crédito: Mauro Pimentel/AFP/Tulio Santos/EM/D.A Press)

A segunda rodada do Ipec sobre o cenário da disputa pela Presidência da República será divulgada na noite desta segunda-feira (10/10) e estará disponível no site do Correio Braziliense. Os eleitores serão questionados se apoiarão o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno, que ocorre em 30 de outubro.

No dia 02 de outubro, ao fim do primeiro turno das eleições, o petista atingiu 48,43% da preferência do eleitorado — 57.258.115 milhões de votos —, seguido pelo presidente, que recebeu 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.

A pesquisa também irá apurar o percentual dos brasileiros que decidiram, até o momento, se omitir da escolha pela liderança do país nos próximos quatro anos. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-02853/2022, o levantamento foi encomendado pelo Grupo Globo pelo valor de R$ 237.301,76.

Na última pesquisa do Ipec, divulgada na última quarta-feira (05/10), 51% dos entrevistados afirmaram que votariam em Lula em um eventual segundo turno. Já 43% afirmaram que escolheriam Bolsonaro. Em relação à última pesquisa do Ipec feita antes do primeiro turno, Bolsonaro cresceu de 37% a 43%.

Outros 4% disseram que votariam em branco ou nulo e 2% não quiseram opinar. O levantamento da quarta entrevistou 2 mil pessoas em 129 municípios, entre a última segunda-feira (03/10) e quarta-feira (05/10), e foi registrada no TSE com o número BR-02736/2022.

Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória

O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito como o próximo presidente da República garantido do pleito de 02 de outubro. A marca representa pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos.

Já Bolsonaro precisaria de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país.

Simone Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. Os dois candidatos anunciaram no início da semana passada que apoiam Lula no segundo turno. Para vencer a eleição, o candidato precisa obter, no mínimo, 50% mais um dos votos depositados nas urnas em 30 de outubro.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário