quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Bolsonaro faz campanha em Minas Gerais ao lado do governador Zema

Presidente Jair Bolsonaro durante discurso em Uberlândia: 'Congresso de direita deixa para trás a corrupção'

Partido do presidente foi eleito em maioria no Congresso. No Senado, PL tem 14 senadores. Na Câmara, conquistou 99 deputados

Ana Mendonça e 
Vinicius Lemos - Especial para o EM

Jair Bolsonaro em Uberlândia
A quatro dias do segundo turno, que ocorre no próximo domingo (30/10), o presidenciável do PL tenta virar o placar em Minas - (Foto: Vinicius Lemos/REPRODUÇÃO)
Durante discurso em Uberlândia, nessa quarta-feira (26/10), destino final de um dia de comícios em Minas Gerais, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, comemorou um Congresso eleito, com a sua maioria composto por postulantes ligados à direita.

“Agora nas eleições, saiu uma Câmara e um Senado mais ligados a centro-direita. Vamos deixar para trás um governo que deixou um rastro de corrupção”, garantiu o presidente.

Pela primeira vez em 25 anos, o Senado tem um novo partido como maior bancada da Casa. O PL, legenda do presidente, conquistou 14 senadores a partir de 2023 — um salto de 12 senadores em relação ao início da legislatura atual, em 2019, quando a sigla ainda se chamava PR. O PSD, partido do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, terá 11 senadores e será a segunda maior bancada.

O PL também conquistou a maior bancada na Câmara dos Deputados, subindo de 76 para 99 parlamentares. Na Câmara, depois do PL vem a federação formada por PT, PV e PCdoB, aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 80 deputados. A bancada do PT subiu de 54 para 68. O número total de 80 chega com os seis do PCdoB e os seis do PV.

Ao falar a respeito do assunto, o presidente chamou o rival, de "ladrão de nove dedos”. 

Para Bolsonaro, ele teve problemas no governo, mas o Brasil é “referência na saída de problemas da economia”.

“Tenho orgulho em dizer: três anos e dez meses sem corrupção.  O Brasil é um país que está condenado a dar certo. Terceiro mês sem inflação, uma das gasolinas mais baratas do mundo”, disse. 

Na conclusão da fala, Bolsonaro pediu votos e afirmou que, caso Deus queira, ele será reeleito presidente do Brasil.


A quatro dias do segundo turno, que ocorre no próximo domingo (30), o presidenciável do PL tenta virar o placar em Minas. No estado, que é o segundo maior colégio eleitoral do país, Lula recebeu, no primeiro turno, 5,8 milhões de votos (48,29%), enquanto Bolsonaro teve 5,2 milhões de votos (43,6%).

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário