sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Apenas nomes que perderam no 1º turno no Nordeste anunciaram apoio a Bolsonaro

Mídia nacional aponta Paraíba entre os estados em que Bolsonaro tem o apoio apenas entre os derrotados nas urnas no primeiro turno

Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu avançar nas negociações por apoios e ficou sem um palanque para chamar de seu nas disputas do segundo turno aos governos do Nordeste, região em que teve o pior desempenho eleitoral na votação de 02 de outubro. Apenas nomes que perderam no primeiro turno anunciaram até agora voto e apoio ao presidente.

Na região, cinco estados terão segundo turno em 30 de outubro: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe. Em todos eles, os mais votados no primeiro turno são nomes que já apoiavam o ex-presidente Lula, o que torna mais difícil a missão de virar o jogo para os desafiantes.

Mesmo diante da polarização, candidatos da região mais ligados ideologicamente ou filiados a partidos de direita decidiram não arriscar abrir palanque ao adversário de Lula e nem sequer vão declarar voto para Bolsonaro.

Na Paraíba, segundo a matéria do portal UOL Pedro Cunha Lima, que chegou ao segundo turno contra o governador João Azevedo (PSB). Apesar de não ter tido o apoio de Lula (que na Paraíba estava com Veneziano Vital do Rêgo, do MDB), João pediu votos para o petista e recebeu apoio formal de Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula.

Pedro Cunha Lima é o candidato no segundo turno nordestino que tem a maior ligação histórica com Bolsonaro. Já havia subido no palanque com ele na inauguração do eixo norte da transposição do rio São Francisco. Mas parece seguir firme com o propósito de ficar neutro.

Na quarta-feira, porém, ele publicou um vídeo com uma entrevista sua em que fala que “desalinhamento político algum pode prejudicar o nosso estado”. “A gente vai governar em parceria, independente do presidente que o povo brasileiro eleja.’

“O eleitorado conservador reagiu ao ver que seriam dois lulistas no segundo turno e saiu de Nilvan [PL] para apostar em Pedro. Mas agora ele bateu no teto entre esse público e vai ter que buscar o centro. Só que Bolsonaro joga sua candidatura para longe desse público”, diz o cientista político José Henrique Artigas, da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Veja mais detalhes: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/10/07/apoio-so-de-perdedores-bolsonaro-fica-sem-palanque-no-nordeste-no-2-turno.amp.htm

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário