sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Emplaque seu carro 0km pela internet, sem precisar sair de casa

Departamento Estadual de Transito da Paraíba (Detran-PB) detalha como funcionará emplacamento de carro na internet

Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB)

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realizou, nesta sexta-feira (23), o início do serviço do primeiro emplacamento de forma eletrônica. Com isso, nos casos da venda simples, o usuário poderá emplacar seu carro zero quilômetro pela web, sem precisar sair de casa. Por enquanto, o novo serviço ainda não contempla a venda direta e nem os veículos com isenção tributária. Para isso, ele precisa se dirigir a uma unidade do órgão.

O primeiro emplacamento eletrônico tem o objetivo de inovar, modernizar e desburocratizar ainda mais o acesso aos serviços do Detran-PB, na área de registro de veículos. A implantação do procedimento para primeiro emplacamento no formato eletrônico foi regulamentada por meio da Portaria nº 199/2022.

“O usuário, apenas com a nota fiscal do veículo, ele vai conseguir emitir todas as guias necessárias para o primeiro emplacamento, preencher todos os dados, fazer o registro do veículo e posteriormente comparecer a uma unidade do Detran ou à concessionária que ele escolheu para fazer a instalação da placa”, disse a diretora de operações do Detran, Roberta Neiva.

Apesar disso, para quem desejar realizar o primeiro emplacamento da maneira tradicional, pelo Despachante, fica à disposição do usuário. Mas ela reforçou que o usuário apenas ganha com a nova tecnologia, que desburocratiza o serviço e facilita o processo. Além disso, a diretora revelou que essa novidade pode chegar para os motoristas que adquirirem carros seminovos.

“Nos próximos 60 dias, nós estamos elaborando o projeto para venda digital, o que vai permitir que o usuário faça a transferência de veículos também através da virtualização de serviço”, disse Roberta.

MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário