quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Sinais e sintomas da gripe do tomate

GRIPE DO TOMATE: entenda causas e sintomas da nova doença que afeta crianças

istock 1405466307 910x607 1 - GRIPE DO TOMATE: entenda causas e sintomas da nova doença que afeta crianças

Os médicos ligaram o alerta para uma nova infecção viral que está ganhando terreno na Índia. A gripe do tomate, como está sendo chamada, é uma variante da doença de mão-pé-boca, que pode ser causada por diferentes enterovírus.

De acordo com o Lancet Respiratory Journal, casos de ‘gripe do tomate’ foram relatados pela primeira vez em Kollam, em Kerala, em 6 de maio e até agora infectaram 82 crianças. Essas crianças têm menos de 5 anos.

A doença infecciosa é causada por vírus intestinais e é rara em adultos, pois geralmente eles possuem sistemas imunológicos fortes o suficiente para defendê-los do vírus.

A gripe do tomate ganhou esse nome por causa das bolhas vermelhas e dolorosas que aparecem no corpo e aumentam gradualmente em tamanho até se assemelharem a tomates.

Sinais e sintomas da gripe do tomate

Os principais sinais e sintomas da gripe do tomate em crianças são febre alta, erupções cutâneas, dores articulares, dores no corpo, fadiga, inchaço nas articulações, náusea, diarreia e desidratação.

Diagnóstico e tratamento

Os pacientes que apresentam os sintomas listados são submetidos a testes moleculares e sorológicos para descobrir herpes, varicela-zoster, vírus varicela-zoster, dengue e febre amarela. A presença do vírus do tomate é verificada uma vez que essas doenças virais foram descartadas.

Não existem medicamentos específicos para a gripe do tomate. As crianças contaminadas devem ser mantidas em isolamento, em descanso e ingerindo bastante líquido. O paracetamol é indicado para controle da febre e dores no corpo.

Como é transmitido o vírus?

A doença se espalha de pessoa para pessoa como um resfriado comum, através do contato próximo, contato com secreções (especialmente nariz e garganta), incluindo fezes, por exemplo, durante a troca de fraldas em creches.

Fonte: Catraca Livre - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário