terça-feira, 16 de agosto de 2022

Novo presidente do TSE toma posse nesta terça-feira

Ministro Alexandre de Moraes toma posse às 19h00 desta terça-feira (16) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Ministro Alexandre de Moraes durante sessão plenária do STF em agosto deste ano. — Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes tomará posse nesta terça-feira (16) como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mesma cerimônia, Ricardo Lewandowski assumirá como vice-presidente da Corte EleitoralA cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça.

Alexandre de Moraes e Lewandowski, que também integram o Supremo Tribunal Federal (STF), vão comandar o TSE nas eleições de outubro. Os dois ministros foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho. Nos últimos seis meses, a Corte Eleitoral foi presidida pelo ministro Edson Fachin.

Em cerimônias oficiais e manifestações públicas, Alexandre de Moraes tem feito discursos em defesa do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas. As falas do ministro contrastam com a do presidente Jair Bolsonaro e apoiadores. Sem provas, Bolsonaro insiste em levantar suspeitas infundadas sobre as eleições brasileiras. Os ataques verbais do presidente da República se dirigem não só ao sistema eleitoral, mas também a Moraes.

As falas de Bolsonaro geraram reações na sociedade civil em defesa da democracia. Diversos atos pelo Estado Democrático de Direito e a favor das eleições brasileiras foram registrados no país na quarta-feira da semana passada. O principal deles, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, reuniu milhares de pessoas, entre juristas, artistas e estudantes.

Convidados

A cerimônia de posse de Alexandre de Moraes vai mobilizar o mundo político e jurídico em Brasília. Deve contar com a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República e poderá ser acompanhada pelos profissionais de imprensa que se credenciaram previamente. A segurança do TSE se prepara para um evento com mais de 2 mil pessoas presentes.

Entre os convidados que confirmaram presença está o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o blog da Ana Flor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve comparecer.

Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que assim como Lula e Bolsonaro concorrem ao Palácio do Planalto, também foram convidados e devem ir ao evento.

Estarão no TSE ainda autoridades como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), parlamentares, ministros do governo e ex-presidentes da República.

Blog JURU EM DESTAQUE com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário