Nonato Guedes

O senador Veneziano Vital do Rêgo, presidente do diretório do MDB na Paraíba e pré-candidato ao governo do Estado, confirmou sua presença na reunião, amanhã, 18, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato a presidente da República, em Brasília, para discutir a aliança entre os respectivos partidos em vários Estados nas próximas eleições. A reunião ficou acertada em entendimentos entre as direções nacionais das agremiações para contemplar os Estados onde há manifestações de apoio a Lula na corrida pelo Palácio do Planalto. Afora a Paraíba, são mencionados o Amazonas, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Bahia e Alagoas.

O acordo entre MDB e PT na Paraíba deverá ser fechado porque Veneziano disponibilizou apoios para pré-candidatos petistas ao Senado e à vice-governança. Em relação ao Senado, há compromisso de apoio ao ex-governador Ricardo Coutinho, em meio ao otimismo de que ele reverterá situação de inelegibilidade que no momento enfrenta, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral. No que diz respeito ao companheiro de chapa, Veneziano recebeu uma lista da Executiva estadual do PT contendo quatro nomes, entre eles o da ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, e de Antônio Barbosa, presidente do diretório municipal petista em João Pessoa. Mas em entrevista à rádio CBN esta semana, Veneziano admitiu que a lista pode ser ampliada, com exame de outras opções, incluindo, por exemplo, o “clã” Cartaxo, que é liderado pelo ex-prefeito de João Pessoa, Luciano.

Os dez Estados, a maioria do Nordeste, relacionados por Lula com chances de apoio, integram o bloco do MDB que não tem compromisso com a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS), que se lançou em faixa própria dentro da legenda. Curiosamente, na Paraíba, quem manifestou intenção de apoiar Simone foi o deputado federal Pedro Cunha Lima, do PSDB, pré-candidato ao governo, que ficou órfão à sucessão presidencial depois das desistências dos ex-governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) na agremiação. Veneziano já deixou claro que, por uma questão de educação, admite recepcionar Simone Tebet na Paraíba, mas deixando avisado que seu compromisso irreversível é com a pré-candidatura do ex-presidente Lula.

Fonte: Os Guedes