sábado, 30 de julho de 2022

Multivacinação

DIA D DE MULTIVACINAÇÃO: saúde promove multivacinação para atualizar todas as vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS)

vacinacao alemanha 02042022123410451 - DIA D: saúde promove multivacinação para atualizar todas as vacinas do SUS

MICHELE TANTUSSI/REUTERS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, neste sábado (30), o Dia D de Multivacinação para atualização de todas as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Calendário Nacional de Vacinação para todos os públicos, de todas as idades. O evento é uma das ações do Vacina Mais Paraíba, cujo objetivo é unir esforços para sensibilizar a população sobre a segurança e eficácia das vacinas e aumentar as coberturas, proporcionando a redução das doenças imunopreviníveis (que podem ser evitadas com vacina).

“Para se ter uma ideia do quanto vem caindo a vacinação, de 2015 a 2021, o número de crianças vacinadas com a primeira dose contra a poliomielite, caiu de 54.719 para 43.053. Já para a terceira dose, no mesmo período, os números reduziram de 51.675 para 39.430”, alertou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, da SES, Talitha Lira.

A SES enviou as doses, na segunda-feira (25), para as Gerências Regionais de Saúde (GRS) que abastecem todos os 223 municípios do estado. A sugestão é que as Unidades de Saúde da Família fiquem abertas das 8h às 16h, mas, fica a cargo de cada município a melhor logística para que a ação seja um sucesso.

“A vacinação é uma das intervenções de saúde pública mais eficaz, custo-efetivas e que salvam vidas. Com isso, será possível prevenir mais de 30 doenças potencialmente mortais e proteger gerações inteiras de famílias e comunidades ao longo de todo o curso de vida”, ressaltou Talitha.

No Dia D de Multivacinação, serão ofertadas as vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10,  Meningo C,  Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola),        Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT),  Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa, Influenza (esta ofertada durante Campanha anual),  Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23) e Covid-19.

Polêmica Paraíba com Assessoria - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário