O Ministério da Saúde confirmou, na última segunda-feira (30/05), que o Brasil investiga dois casos suspeitos de varíola dos macacos. Um deles é em Santa Catarina e o outro no Ceará. Nenhum caso da doença foi confirmado no país até o momento.
De acordo com a pasta, os pacientes suspeitos estão isolados, em recuperação e sendo monitoras pela vigilância em saúde. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, diz nota.
Um terceiro caso está sendo monitorado no Rio Grande do Sul, mas ainda não foi classificado como suspeito. “A reavaliação está sendo feita de acordo com os critérios de definição. Até o momento, não há confirmação do rumor como caso suspeito”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o último domingo (29/05), 257 casos de varíola dos macacos foram confirmados no mundo em 20 países que não têm a doença como endêmica. Nenhuma morte foi registrada até o momento. Na América do Sul, há um caso confirmado na Argentina.
Na última segunda-feira, Rosamund Lewis, a principal especialista em varíola dos macacos da OMS disse que não acredita que o surto da doença possa se transformar em outra pandemia. “No momento, não estamos preocupados com uma pandemia global”, disse ressaltando que o surto deve ser encarado como uma “potencial emergência de saúde pública de interesse internacional”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário