quinta-feira, 12 de maio de 2022

Bolsonaro visita a Expoingá, a feira agropecuária de Maringá

Em evento no Paraná, presidente Jair Bolsonaro minimiza alta da inflação e do preço do combustível

Polícia Federal abre inquérito para investigar se Bolsonaro prevaricou
Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Arquivo

Durante uma visita a Expoingá, a feira agropecuária de Maringá, no norte do Paraná, o presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou a alta da inflação e do preço do combustível, durante discurso na tarde desta quarta-feira (11).

Bolsonaro disse que o mundo está passando por momentos difíceis e que a situação não é diferente no Brasil. O presidente afirmou que conversa com frequência com autoridades internacionais.

“Apesar da inflação estar alta no Brasil, bem como a questão dos combustíveis, na nossa terra os efeitos são menores”, disse.

Como tem repetido, o presidente tentou mais uma vez atribuir a situação econômica do Brasil e a alta da inflação às medidas de restrição aplicadas por governadores durante a pandemia.

Pré-candidato à reeleição, Bolsonaro tem, nos últimos meses, viajado pelo país para participar de diversos eventos.

Recentemente, no Rio Grande do Sul, o presidente voltou a atacar a Petrobras e culpou a empresa pela alta nos combustíveis.

Na terça-feira (10), passou a valer um reajuste de 8,9% no preço do diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras.

Além disso, na última semana, o preço da gasolina bateu um novo recorde no país, com preço médio de R$ 7,295, de acordo com pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O preço dos combustíveis tem impactado fortemente a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 1,06%, em abril, acumulando alta de 12,13% em 12 meses.

Guerra na Ucrânia

Bolsonaro afirmou que a guerra na Ucrânia também tem trazido consequências econômicas ao Brasil. Entretanto, o presidente disse que mantém boas relações com a Rússia e a Ucrânia.

O presidente disse que o Brasil recebeu, há poucos dias, quase 30 navios com fertilizantes vindos da Rússia.

Jair Bolsonaro também falou sobre a comunidade ucraniana no Paraná e afirmou que, mesmo em silêncio, o governo trabalha para que a paz seja restabelecida no leste europeu.

Visita

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Aeroporto de Maringá, às 14h38.

Em seguida, ele participou de um passeio de moto até o Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, pela Avenida Colombo.

Durante a visita à Expoingá, o governo federal assinou um contrato de R$ 253 milhões para a realização da obra do Contorno Sul Metropolitano.

Além do presidente Jair Bolsonaro, outras autoridades participaram da visita, como os ministros da Infraestrutura, Defesa e Agricultura.

A Sociedade Rural de Maringá (SRM) não cobrou ingresso para a entrada do público na Expoingá, durante a tarde desta quarta-feira.

De acordo com a agenda do presidente, Bolsonaro embarcaria de volta para Brasília às 18h30.

Bolsonaro desembarcou no Aeroporto de Maringá às 14h38 — Foto: Marcelino Barbosa/RPC
Bolsonaro desembarcou no Aeroporto de Maringá às 14h38 — Foto: Marcelino Barbosa/RPC
Paraíba Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário