terça-feira, 19 de abril de 2022

Dia do Exército Brasileiro

Comemorado no dia 19 de abril, o Dia do Exército é marcado pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa

Atualmente, o Brasil tem cerca de 220 mil soldados aptos para as missões - (Foto: Divulgação)

No dia 19 de abril comemora-se o dia do Exército Brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o Exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do Exército era o Ministério da Guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo Ministério do Exército. A partir de 1999, criou-se o Ministério da Defesa, responsável pela Defesa Nacional, unindo as três forças armadas do país: o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.

As tropas do Exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da Aeronáutica.

Além disso, o Exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no Exército do Brasil é necessário participar do Alistamento Militar, que acontece todos os anos. O Serviço Militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

O Exército do Brasil e suas formas de fazer a defesa nacional
O Exército do Brasil e suas formas de fazer a defesa nacional

https://brasilescola.uol.com.br › ... › Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário