sexta-feira, 4 de março de 2022

Muita gente tem dúvidas sobre causas da famosa dor no braço

Médica comenta motivos de dor no braço após a vacina contra Covid-19 e se tem a ver com efeito da agulha ou da substância

Um fato comentado por muitas pessoas após se vacinar contra Covid-19 é a famosa dor no braço. Observando que muita gente ainda tem dúvidas sobre as causas dessa reação, ou mesmo se surpreende com a intensidade em alguns casos, afinal seria consequência da agulha usada para a aplicação? A própria substância da vacina agindo no local? Deve preocupar? Neste sentido foi ouvido a médica Felipa Amadigi, que explica que a dor é sinal de uma resposta inflamatória do músculo do braço em que o imunizante foi injetado.

Segundo a médica, a dor no braço em que a vacina foi aplicada já é um início de reação de defesa do organismo. Ela em geral está mais relacionada a componentes da vacina do que à agulha usada para a aplicação.

Ainda segundo Amadigi, que a dor no braço é uma das reações mais comuns. A boa notícia é que a dor no braço não ocorre com todas as pessoas, do mesmo modo que a febre, dor no corpo e outras reações comuns às vacinas contra Covid. A resposta varia de indivíduo para indivíduo.

A reação também não deve ser motivo de preocupação. Segundo a médica, o sintoma tende a desaparecer em até 48 horas após a aplicação da dose. “Uma reação mais inflamatória, com dor, o braço um pouco endurecido, quente, dor ao movimentar, faz parte das reações esperadas. É uma resposta do músculo. Elas devem desaparecer em até 48 horas após a vacina. Caso não passe, é importante entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima para ter um acompanhamento da evolução dos sinais”, explica a professora.

Devo tomar algum remédio?

De acordo com Felipa Amadigi, a orientação é para que não se altere a reação do corpo ao imunizante, por isso nem mesmo medidas como bolsa de água quente no local da aplicação são recomendadas. A situação muda se a resposta do corpo envolver febre, por exemplo. Nesse caso, o uso de antitérmico a que o paciente esteja acostumado a usar é aconselhado, assim como a procura por uma unidade de saúde se o sintoma permanecer.

Com ou sem dor no braço, a reação não deve desestimular ninguém a tomar a vacina da Covid. “Nem todos apresentam reações adversas, mas mesmo as reações que ocorrem são mais muito mais simples do que sintomas de Covid-19. Isso não deve ser motivo para que as pessoas deixem de tomar a primeira ou segunda dose”, diz Felipa.

Mas por que a vacina é aplicada no braço? Segundo médica, em vacinas como a da Pfizer, a indicação para aplicação no braço já consta na bula do imunizante. Isso porque foi desta forma que as vacinas foram aplicadas durante os testes. Em geral, os músculos dessa região têm uma boa capacidade para receber as substâncias. No entanto, o Plano Nacional de Imunização (PNI) permite a aplicação de vacinas em que não haja especificação em bula em outras áreas do corpo. Um exemplo é a região do quadril, que pode ser uma estratégia usada com pessoas acamadas, muito magras ou debilitadas.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário