quarta-feira, 16 de março de 2022

Alerta

COVID-19: Pessoas que fumam cigarros eletrônicos têm maior probabilidade de ser assintomáticas


Covid-19: Estas pessoas têm maior probabilidade de ser assintomáticas

Quem fuma cigarros eletrônicos têm mais hipóteses de ser infectado sem apresentar sintomas de Covid-19, em comparação com as pessoas que não inalam estes vapores, segundo um estudo da Mayo Clinic, publicado no Journal of Primary Care & Community Health.

Os investigadores entrevistaram mais de  280 indivíduos que fumam cigarros eletrônicos e que testaram positivo para SARS-CoV-2. De seguida, compararam-nos a 1445 pessoas, igualmente positivas, da mesma idade e sexo, mas que não fumam. 

O estudo revela que quem inala o vapor do cigarro eletrónico e testa positivo para a Covid-19 têm maior probabilidade de apresentar sintomas da doença, como cefaleia, dores musculares e no peito, náuseas, vômitos, diarreia, anosmia (perda total do olfato) e ageusia (perda parcial do olfato).

Os resultados, reforça o pneumologista da Mayo Clinic e coautor do estudo, Robert Vassallo,  indicam "claramente" que os sintomas nos doentes infetados que usam cigarros eletrônicos é maior em relação aos pacientes que não fumam".

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário