quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Cobra devassa

Sucuri é clicada acasalando com vários machos ao mesmo tempo; cobra pode ter até 50 filhotes

Capturar 12 - Sucuri é clicada acasalando com vários machos; cobra pode ter até 50 filhotes

Foto: Daniel de Granville

Na semana passada, ele publicou registros inéditos feitos em 2016, às margens do rio Formoso, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, que mostram o curioso e raro momento da cópula de uma sucuri com vários machos ao mesmo tempo.

Acostumado a tirar fotos da vida selvagem, Daniel conseguiu registrar o momento graças a uma dica de amigos que trabalham no monitoramento da vida selvagem na região. Eles o avisaram da presença de uma sucuri pelo local e Daniel, curioso, foi à procura do animal.

Segundo o fotógrafo, a sucuri costuma ser um animal discreto que, apesar do tamanho, se esconde muito bem. Nas imagens publicadas em suas redes sociais, é possível ver que as cobras não se intimidaram com a presença de Daniel, que trabalha há mais de 20 anos no ramo. A cobra pode gerar 50 filhotes em apenas uma gestação, que costuma durar oito meses.

A fêmea libera um feromônio no ar que atrai os machos, muito menores do que ela. Eles ficam se revezando na cópula. Às vezes, quando uma pessoa vê esta cena confunde e acha que se trata de uma mãe que acabou de parir os filhotes“, conta o fotógrafo, em entrevista ao “Uol”.

Fonte: Hypnnes - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário